Conselho Mirim na Câmara Municipal de São Paulo.
Conselho Mirim na Câmara Municipal de São Paulo.

Iniciativa inédita na Câmara Municipal de São Paulo, o Conselho Mirim é um espaço democrático permanente no gabinete do vereador Celso Giannazi. Integrado ao Programa Educação em Primeiro Lugar de Giannazi, o Conselho surgiu para incluir as crianças como sujeitos históricos e cidadãos de direitos, dando voz e protagonismo desde cedo aos pequenos.

Desde seu lançamento, o Conselho Mirim vem fortalecendo a luta pelos direitos das crianças através da formulação de políticas públicas a partir dos seus olhares.

Confira a retrospectiva de atuação do Conselho neste ano:

Em um grande evento que reuniu centenas de adultos e crianças e lotou a Câmara Municipal, o Conselho foi lançado em 21 de maio por Celso Giannazi. “O Conselho Mirim é norteado pelo respeito às ideias das crianças sobre a escola, a cidade e os equipamentos públicos oferecidos à população. Nosso mandato tem compromisso com a infância e trabalhará para efetivar as deliberações do Conselho”, explicou o vereador.

Ainda nos primeiros dias após o lançamento em maio, o Conselho Mirim apresentou sua primeira iniciativa para incentivar desde cedo a participação e o exercício de cidadania das crianças. Em parceria com o vereador, o Conselho propôs o Projeto de Lei 331/19 para garantir a participação dos alunos do 1º ao 4º ano nos Conselhos de Escolas

💡 A PRIMEIRA INICIATIVA CONJUNTA DO VEREADOR GIANNAZI E DO CONSELHO MIRIM NA CÂMARA! 💡🔎 O Conselho Mirim, lançado na…

Posted by Celso Giannazi on Saturday, May 25, 2019

Pensando políticas públicas para a cidade de São Paulo, o Conselho Mirim realizou assembleia para que as crianças refletissem sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O resultado do encontro foi a elaboração de propostas das próprias crianças que foi entregue nas mãos do Presidente da Câmara.

O Conselho Mirim realizou, no dia 1 de junho, assembleia no gabinete do vereador Celso Giannazi que reuniu 30 crianças….

Posted by Celso Giannazi on Saturday, June 8, 2019

A atuação inédita do Conselho Mirim começou a ser reconhecida pela população e pelos meios de comunicação. Conselheiras e conselheiros foram entrevistados pela TV ALESP e também participaram ao vivo de programa na Rádio CBN para explicar suas primeiras propostas para a cidade de São Paulo.

Diante da criminosa “antipolítica” ambiental de Jair Bolsonaro, o Conselho Mirim organizou a primeira Plenária das Crianças em defesa do Meio Ambiente e da Amazônia. A atividade reuniu mais de 150 crianças na Câmara Municipal e definiu a adesão e mobilização do Conselho para o ato na Avenida Paulista da Greve Global Pelo Clima.

O protagonismo e a luta do Conselho Mirim em defesa da preservação do meio ambiente foram destaque e repercutiu em diversos veículos de comunicação:

No Festival da Educação, que aconteceu durante o Outubro da Educação, o Conselho Mirim teve presença atuante defendendo os direitos das crianças e denunciando a venda de escolas pelo prefeito Bruno Covas.

https://www.facebook.com/events/526309191261414/permalink/554251028467230/

E para exigir o fim do projeto privatista e do desmonte da Educação pública em São Paulo pela gestão Covas, o Conselho Mirim organizou a primeira Marcha das Crianças com o lema “Criança também luta!”. A Marcha saiu da Câmara e foi até a Prefeitura para defender o direito à Educação pública e se opor à criminosa venda de escolas por Bruno Covas.

Com a máxima “Não basta não ser racista, tem que ser antirracista!”, o Conselho Mirim e o vereador Giannazi promoveram o Festival Literário Infantil “Folhas do Baobá” para fortalecer o desenvolvimento educacional, a cultura e a identidade afro-brasileira dos bebês e das crianças.

IMG_4062

E para finalizar um ano de muita luta e protagonismo, o Conselho Mirim realizou o primeiro Acampadentro na Câmara Municipal, uma atividade foi comemorativa para celebrar o protagonismo e as ações de 2019 e programar a atuação de 2020.

E é na Câmara Municipal e no gabinete do vereador Giannazi que o Conselho Mirim organiza as suas atividades e eventos. Confira:

2020 será um ano de ainda mais conquistas e de luta para o Conselho Mirim!

Conheça o Conselho de Educação Infantil