Assine contra a volta às aulas presenciais na pandemia e pela tramitação em regime de urgência do PL 03/2021, de autoria do vereador Celso Giannazi, que suspende as aulas presenciais até que todos os profissionais da educação, rede direta e parceira, e toda comunidade escolar estejam vacinados.

Em meio a um grande aumento do número de internações, casos e mortes pela covid-19, Doria e Covas querem obrigar o retorno de todas as aulas presenciais de maneira autoritária no dia 1º de fevereiro. O prefeito Bruno Covas ainda determinou o retorno presencial das aulas de reforço no dia 11 de janeiro. Entretanto, durante todos esses meses de pandemia, não houveram reformas e adequações nas escolas, não houve chamada dos concursados para suprir o deficit de professores e Quadro de Apoio, não foram contratados funcionários da limpeza e merenda, nem foram disponibilizados equipamentos de proteção para garantir a segurança de todos.

Além disso, o retorno presencial das aulas pode impulsionar a contaminação em todo o estado. Para quem ainda duvida do impacto que a reabertura das escolas pode gerar, um relatório do sistema público de saúde do Reino Unido revelou que o ambiente escolar foi o segundo maior responsável pelos novos surtos da covid-19 (26,6%) superando fábricas, escritórios e hospitais.

Ou seja, sem a vacina não existe nenhuma forma de garantir que o retorno será seguro para toda a comunidade escolar. Vacinação é estratégia coletiva. Por isso, é fundamental que TODOS os profissionais da Educação tenham prioridade no plano de vacinação para garantir um retorno minimamente seguro o mais rápido possível.

Tendo em vista os graves riscos a toda a comunidade escolar e a possibilidade de aumento dos casos em toda a cidade, temos que agir! O vereador Celso Giannazi e o deputado Carlos Giannazi acionaram o Ministério Público contra o retorno das aulas presenciais e do reforço presencial no dia 11 de janeiro. Celso Giannazi oficiou as Secretarias de Educação e Saúde e apresentou o PL 03/2021 que autoriza a Prefeitura a suspender as aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino até a realização da vacinação contra o coronavírus de todo o quadro dos profissionais da Educação da rede direta e parceira.

Assine o abaixo-assinado e nos ajude a barrar o retorno presencial!

Nós abaixo assinados somos contra o retorno das aulas sem segurança sanitária e apoiamos o PL 03/2021 do vereador Celso Giannazi para que o retorno só aconteça com a vacinação de toda a comunidade escolar.