A Câmara Municipal aprovou em definitivo o Projeto de Lei do prefeito Ricardo Nunes que aumenta o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 10% ao ano para imóveis residenciais e comerciais. Mas, na prática, o aumento será muito maior! Em determinados bairros, como Jaraguá e Pirituba, o valor acumulado do IPTU pode chegar até 91%. O vereador Celso Giannazi votou contra esse projeto abusivo!
Ao anunciar a proposta, o prefeito disse que a cidade teria mais imóveis com redução de impostos do que com acréscimo, porém um levantamento feito pelo mandato do vereador Giannazi aponta o contrário: dos 11 milhões de contribuintes, apenas 9 mil terão redução no imposto territorial. Isso representa apenas 0,24% dos contribuintes. Ou seja, mais de 99% da população terá aumento no IPTU a partir de 2026.


Quem mais vai sentir o impacto será a população mais pobre. Muitos bairros periféricos terão aumentos acima da inflação. Isso é desumano!
O vereador Celso Giannazi participou das Audiências Públicas realizadas na Câmara. Nesses encontros, Giannazi denunciou essa covardia que irá prejudicar os mais pobres.




Audiência Pública da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento
Fotos: Lucas Bassi
Apesar de tanta covardia, uma Emenda de autoria do vereador Giannazi foi aprovada e será incorporada ao Projeto de Lei do prefeito. A proposta cria um simulador virtual para que, no futuro, cada contribuinte saiba quanto irá pagar de aumento do IPTU. Isso é essencial para que os moradores de São Paulo calculem o tamanho do seu prejuízo e lutem por justiça tributária.
Enquanto o prefeito Ricardo Nunes aumenta o IPTU dos mais pobres, ele promove um reajuste salarial de apenas 2,6% para os servidores da cidade. Vergonhoso! Para reverter esse cenário, o vereador Giannazi apresentou um Projeto de Lei (PL 1195/25) que trava o aumento do IPTU para os servidores da cidade. Para saber mais detalhes, clique AQUI.