Para fortalecer o desenvolvimento educacional e a aprendizagem cidadã de bebês e crianças, o Coletivo Educação em 1º Lugar, composto pelos mandatos do vereador Celso Giannazi, do deputado Carlos Giannazi e da deputada federal professora Luciene Cavalcante, juntamente com o Conselho Mirim e o Conselho Estudantil, realiza pelo quarto ano o Festival Artístico Literário Infantil “Folhas do Baobá”.
O objetivo do Festival é divulgar o trabalho artesanal e autoral de bebês e crianças realizados nas escolas públicas do município de São Paulo na perspectiva da Educação Antirracista. O evento acontecerá no dia 14 de novembro de 2025, sexta-feira, às 12h.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Festival Literário Infantil “Folhas do Baobá” é um festival lúdico de literatura realizado pelos Conselhos Mirim e Estudantil da Cidade de São Paulo, que atuam na Câmara Municipal, um exercício de promoção da interação de temas estruturantes da sociedade com o desenvolvimento educacional e a aprendizagem cidadã de bebês e crianças.
TEMA DESTA EDIÇÃO:
Ancestralidade e futuro: arte e literatura como caminhos para educação antirracista.
OBJETIVO GERAL:
Divulgar os projetos e experiências desenvolvidos por meio da produção artesanal e autoral de bebês e crianças realizados nas escolas públicas do município de São Paulo na perspectiva antirracista do Currículo da Cidade: Educação Antirracista e ações afirmativas do currículo da Rede Estadual.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Receber projetos e experiências literárias, artísticas e visuais autorais de bebês e de crianças matriculadas nas escolas públicas do município de São Paulo, sob a perspectiva temática da identidade racial e cultura afro-brasileira.
Dos projetos desenvolvidos com os estudantes e/ou com a comunidade escolar:
• Serão considerados projetos desenvolvidos no ano de 2025.
• Os projetos desenvolvidos poderão ser apresentados por meio de síntese escrita, desde que contenham, no máximo, duas laudas.
DAS PRODUÇÕES AUTORAIS:
1. As produções devem ser do projeto realizado em 2025;
2. As produções podem ser apresentadas por meio de fotografias, vídeos, áudios, podcast, portfólio digital, maquetes, esculturas, cartazes, quadros, panôs, estandarte, telas, entre outras atividades artísticas visuais, desde que respeitem os seguintes critérios:
A. Cada escola poderá enviar apenas uma produção.
B. As produções físicas devem ter apenas um verso, por não ter espaço para pendurar móbiles.
C. As produções físicas, como cartazes, panôs, estandarte, telas, deverão atingir no máximo as seguintes medidas: 1m X 1m.
D. As esculturas e maquetes deverão medir 80cm de diâmetro.
E. As produções digitais deverão respeitar o tempo máximo de apresentação de 3 minutos.
3. Todas as produções devem ser autorais de bebês e crianças matriculadas nas escolas públicas do município de São Paulo, sob a perspectiva do Currículo da Cidade: Educação Antirracista e ações afirmativas do currículo da rede estadual e demais documentos legais, com foco nos temas: Cultura Afro-brasileira e identidade racial.
PÚBLICO-ALVO:
Bebês e Crianças de 02 até 12 (doze) anos de idade, matriculados em escolas públicas do município de São Paulo:
• Centros de Educação Infantil da Rede Direta e Parceira (CEI);
• Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI);
• Centro de Educação Municipal Infantil (CEMEI);
• Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF);
• Escola Estadual de Ensino Fundamental I (EE).
DA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO:
Período de inscrição: 26/09/2025 a 20/10/2025.
Para SE INSCREVER, preencha corretamente as informações neste link AQUI.
• Serão selecionados 6 projetos para participação presencial no dia do Festival, PORTANTO A INSCRIÇÃO NÃO GARANTE A PARTICIPAÇÃO. AS ESCOLAS QUE FOREM SELECIONADAS SERÃO INFORMADAS VIA TELEFONE ATÉ O DIA 24/10/2025.
Os projetos escolhidos serão de acordo com os seguintes critérios:
1. Promoção da aprendizagem diversificada: desenvolve e aprimora diferentes conhecimentos e saberes? Possibilita o protagonismo dos participantes?
2. Inovação e criatividade: traz algo inédito ou uma abordagem nova no desenvolvimento do trabalho?
3. Alinhamento aos princípios do Currículo da Cidade e ações afirmativas do currículo da rede estadual: respeita a cultura e propicia a reflexão dos participantes com vistas à transformação da sociedade? Possibilita a voz ativa dos participantes, promovendo o diálogo? Desperta a curiosidade do educando?
4. Forma e conteúdo do projeto: o projeto foi redigido de acordo com as normas ortográficas vigentes e sua redação tem coesão e coerência? Os anexos obedecem aos critérios estabelecidos no regulamento (limite de tempo de montagens e fotos)?
ESCOLAS SELECIONADAS:
As produções físicas, digitais ou audiovisuais deverão ser enviadas até DIA 07/11/2025.
Para produções digitais (portfólio digital, fotos, vídeos, áudios, podcast ou projetos de lei), envie para o e-mail: contato@celsogiannazi.com.br e o assunto descrito como “Projeto Festival Folhas do Baobá”.
Para produções físicas (cartazes, quadros, fotos impressas, telas, esculturas, etc.), deverão ser entregues na Câmara Municipal no endereço: Viaduto Jacareí, 100, 7º andar, Sala 704, Bela Vista, São Paulo. CEP 01319-900.
METODOLOGIA:
O Festival estará organizado para receber as crianças e seus educadores e educadoras, disponibilizando um espaço participativo, desenvolvendo-se nos seguintes momentos:
Conferência Lúdica;
Painéis de debate entre as crianças;
Sessão de apresentação do projeto, podendo ser por meio de uma vivência ou vídeo, preferencialmente por vivências (dança, música, encenação teatral, poesia e demais experiências que foram vivenciadas durante o projeto).
Exposição dos trabalhos; entrega de honraria e reconhecimento da escola participante.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
- Será fornecido 01 (um) ônibus por escola, com capacidade máxima de 44 lugares e 01 (um) kit lanche para cada participante.
- Sugerimos que a escola traga um kit lanche também, devido à distância e tempo de deslocamento.
- O deslocamento da escola até o centro da cidade pode variar de cada região da cidade, por isso solicitamos que as escolas se organizem para chegarem no horário no local do evento.
- Solicitamos que a equipe gestora esteja ciente da participação dos estudantes no evento.
REALIZAÇÃO:
Conselho Mirim, Conselho Estudantil e Coletivo Educação em 1º Lugar: mandato do vereador Celso Giannazi, deputado Carlos Giannazi e da deputada federal professora Luciene Cavalcante.
Mais informações: (11) 3396-4305 ou pelo WhatsApp (11) 93046-0789.