PR 97/25 | Frente Parlamentar contra os Desmatamentos

Precisamos defender nossas árvores!
Precisamos defender nossas árvores!

Em meio à emergência climática, o prefeito Ricardo Nunes está promovendo um ataque a diversas áreas verdes da cidade. Para frear essa onda dos desmatamentos em São Paulo, o vereador Celso Giannazi apresentou o Projeto de Resolução 97/25, que estabelece a Frente Parlamentar contra os desmatamentos. Além disso, o vereador Giannazi também protocolou um pedido para a criação de uma CPI na Câmara.

O ataque mais recente foi a autorização que a prefeitura concedeu para que uma construtora cortasse 400 árvores no Butantã. Ao lado do deputado estadual Carlos Giannazi e da deputada federal professora Luciene Cavalcante, o vereador Celso Giannazi acionou o MP, o TCM e a Justiça. Atendendo à ação do coletivo, a justiça suspendeu a derrubada dessas árvores e impôs uma multa diária à construtora em caso de descumprimento dessa decisão judicial.

Essa ação no Butantã não é isolada. Enormes áreas verdes foram destruídas ou estão sob ameaça: o Bosque dos Salesianos foi arrasado, um bosque de Perdizes corre o risco de desaparecer, houve desmatamento na obra do túnel da Sena Madureira e as obras de expansão do Aterro de São Mateus e do Instituto Butantan vão derrubar 60 mil e 6 mil árvores, respectivamente.

Com menos verde, a cidade ficará ainda mais quente! As árvores são fundamentais para melhorar a qualidade do ar e para absorção da água da chuva (o que ajuda na prevenção de enchentes e alagamentos). Além disso, elas também servem como moradia e fonte de alimento para muitas espécies. Isso terá um enorme impacto na vida de todos! É preciso agir para proteger o nosso futuro!

A seguir, o texto do PR 97/25: