São Paulo tem vivido um quadro alarmante de violência nas escolas, porém, a Secretaria da Educação do Estado tem sido omissa e não implementa políticas públicas para barrar esses acontecimentos. As ocorrências apresentadas pelas escolas no sistema Placon estão sendo negligenciadas constantemente.
Uma reportagem do site UOL revelou que diretores não estão tendo retorno das ocorrências incluídas no sistema Placon, criado pela Secretaria da Educação para receber diariamente registros de casos de violência como bullying, brigas, ameaças e assaltos nas escolas públicas.
Um exemplo desse descaso é o caso da professora Elisabeth Tenreiro que morreu após ser atacada por um aluno estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. Uma funcionária da antiga escola do aluno já havia registrado boletim de ocorrência citando o comportamento do adolescente. Se a Secretaria tivesse intervido uma vida teria sido salva.
Por esse motivo, o vereador Celso Giannazi, em conjunto com o deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal Luciene Cavalcante, acionou o Ministério Público para que o secretário Renato Feder explique a omissão do governo estadual nesses casos de violência.