Uma reportagem da TV Globo revelou que diversas bibliotecas municipais estão fechadas desde a pandemia. A grande maioria das 52 bibliotecas de bairro estão sucateadas, sem funcionários e com problemas estruturais.O prefeito Ricardo Nunes alega que o fechamento se deu por conta de reformas nas unidades, mas até o momento nenhum reparo foi realizado.
Um exemplo é a Biblioteca Chácara do Castelo, na Vila Mariana, na zona sul, que apesar do risco de queda ainda não teve sua reforma iniciada. A biblioteca não está aberta ao público, mas tem funcionários trabalhando desde que a Prefeitura anunciou a reforma, em março de 2020.
As bibliotecas municipais estão cada vez mais sucateadas por conta do baixo investimento para a realização de reformas e ampliações. Segundo um levantamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), São Paulo tinha 842 bibliotecas públicas em 2015. O número caiu para 304 em 2020, com a perda de 538 unidades em cinco anos. Esse número representa 70% de todas as bibliotecas fechadas no país.
Por este motivo, o vereador Celso Giannazi, o deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal professora Luciene Cavalcante acionaram o MP, GEDUC e o TCM para que o abandono das bibliotecas seja investigado.