O decreto municipal que sancionou estado de emergência de saúde pública por conta da pandemia do coronavírus não destinou medidas para a proteção das comunidades indígenas de São Paulo, o 4º município com a maior população – absoluta – indígena do país. Essas comunidades que se encontram nas regiões periféricas da cidade – já carentes de serviços públicos – sofrem pelo processo de urbanização que cada vez mais invade suas terras.
Por conta dessa realidade, os indígenas sofrem um cenário de insegurança alimentar 10x maior do que o resto da população do município. Em tempos de pandemia, a situação se torna alarmante e medidas que garantam a sobrevivência física e cultural desses povos são urgentes e necessárias.
Dessa forma, o vereador Giannazi apresentou o Requerimento 276/2020 no Ministério Público requisitando alimentos saudáveis para a população indígena, além da implantação de medidas e recursos de acordo com as recomendações da OMS para prevenir a disseminação da COVID-19 nessas aldeias.