Mesmo diante do aumento explosivo de casos (o maior nos últimos dez anos!), o prefeito não investe o suficiente no controle da dengue. Um verdadeiro crime contra saúde pública! O vereador Celso Giannazi, o deputado estadual Carlos Giannazi e a deputada federal professora Luciene Cavalcante acionaram o Ministério Público e o TCM em defesa da população de São Paulo.
Em nossas representações, exigimos um plano emergencial para a prevenção e tratamento das pessoas infectadas e a responsabilização do prefeito pela péssima gestão da epidemia.
“Embora nos últimos anos o número de casos por dengue esteja crescendo desenfreadamente no Município de São Paulo, os níveis de recursos orçamentários empenhados com vigilância em saúde não estão crescendo proporcionalmente. Essa conclusão foi tomada a partir de um levantamento de dados realizado pela equipe dos Autores no Portal da Transparência da Prefeitura e no quadro de detalhamento de despesas da Secretaria Municipal da Fazenda”, diz a representação ao MP.
“Portanto, mesmo sabendo com antecedência que haveria um grande surto em 2024, o governo de Ricardo Nunes manteve a baixa alocação de recursos orçamentários para vigilância em saúde, o que pode ser a causa do aumento dos casos no Município de São Paulo, já que o trabalho da vigilância epidemiológica é justamente atuar na prevenção da doença, por meio de orientações à população, fiscalização e combate ao vetor”, acrescenta a mesma representação.
O vereador Giannazi também encaminhou um ofício ao Secretário Municipal da Saúde cobrando medidas eficazes para conter a disseminação da doença.