Desde março, os casos de Covid aumentaram dramaticamente nas escolas. Isso é resultado do retorno precoce às aulas presenciais antes da vacinação completa de todas as crianças e adolescentes e da falta de atualização dos protocolos sanitários (que não foram revistos, mesmo diante do recrudescimento da pandemia).
Dados afirmam que somente 34,93% das crianças de 5 a 11 estão vacinadas com duas doses. Com ao menos uma aplicação, são 61,45%. Enquanto o porcentual dos adultos é de 100% de vacinados.
O baixo número de crianças imunizadas mesmo após seis meses do início da campanha de vacinação causa estranhamento, pois, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a vacinação de crianças e adolescentes é obrigatória. O Estado deveria garantir essa vacinação, o que na prática, não está acontecendo na cidade de São Paulo.
Por conta disso, o vereador Celso Giannazi, junto do deputado Carlos Giannazi, acionou a Defensoria Pública e o Ministério para que o prefeito Ricardo Nunes garanta a vacinação de crianças e adolescentes e crie ações efetivas de combate à pandemia dentro das escolas.