Juntamente com o Conselho da EJA, o vereador Celso Giannazi apresentou o PL 07/2021, que institui o programa de conscientização sobre a menstruação e de distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas e demais órgãos públicos do município de São Paulo.
Sobre o tema da menstruação, uma pesquisa realizada pela a Johnson & Johnson em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria, em 2018, entrevistou 1.500 mulheres, de 14 a 24 anos, em cinco países: Brasil, Índia, África do Sul, Filipinas e Argentina. O estudo indicou que, no Brasil, entre as entrevistadas, 66% se sentem desconfortáveis, 57% sujas e 42% inseguras, motivo pelo qual muitas mudam seus hábitos no período menstrual. 10% deixam de ir à escola, 74% não entram na piscina, 66% param de praticar esportes, 47% não dormem fora de casa e 46% evitam sair de casa.
Além disso, uma matéria do jornal O Globo estima que estudantes chegam a perder 45 dias de aula a cada ano letivo por falta de acesso a absorventes higiênicos.
No Rio de Janeiro, para amenizar a evasão escolar, foi aprovada pela Câmara Municipal a Lei nº 6603/2019, que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas do município.