Apenas 7% consideram a administração municipal “muito transparente” e 10% não sabem ou não responderam.
Apenas 7% consideram a administração municipal “muito transparente” e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa “Viver em São Paulo: Transparência e Participação Social”, realizada e divulgada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, apontou que 83% dos moradores da cidade de São Paulo consideram a gestão Bruno Covas pouco ou nada transparente em relação à divulgação de informações sobre gestão, metas e prestação de contas.

Os números são muito semelhantes aos registrados no ano anterior, quando a Rede Nossa São Paulo apresentou mesma pesquisa que avaliava a gestão João Doria. Há época, a 85% dos entrevistados disseram que a gestão é pouco ou nada transparente.

Para garantir mais transparência no uso do dinheiro público, o vereador Celso Giannazi votou por emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) proposta que garantia a ampliação da fiscalização do recursos repassados para as Organizações Sociais (OSs). “A proposta foi aprovada na Câmara, porém foi vetada pelo prefeito Bruno Covas. Nada de novo sob o Sol, afinal, o que esperar de uma gestão que trabalhou dia e noite para privatizar os serviços públicos e piorar a vida do paulistano?”, afirmou o vereador Celso Giannazi.

População de olho!

A pesquisa ainda mostra que, entre os entrevistados, 41% disseram que a divulgação de dados é “nada transparente”. Outros 42% consideraram “pouco transparente”, o que somado chega aos 83%. Apenas 7% disseram que a divulgação é “muito transparente” e outros 10% não souberam ou não responderam.

Pesquisa Rede Nossa SP sobre transparência  — Foto: Divulgação
Pesquisa Rede Nossa SP sobre transparência — Foto: Divulgação

Mais participação social

O estudo também apontou que a população quer mais participação social. 72% dos paulistanos são a favor da escolha direta dos prefeitos regionais. Em 2018, 82% dos entrevistados eram a favor da eleição direta.

GESTÃO #TRANSPARÊNCIA #ZEROAo vetar a lei que garantia a plena fiscalização das Organizações Sociais (OSs), Bruno…

Posted by Celso Giannazi on Friday, August 2, 2019

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado no município de São Paulo, em abril de 2019. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

A pesquisa “Viver em São Paulo: Transparência e Participação Social” faz parte da série “Viver em São Paulo”, iniciada em 2018, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. Os levantamentos são apresentados mensalmente com recorte temáticos.