São Paulo é a cidade brasileira com o maior número de casos do coronavírus. Foto: Kaique Rocha/Pexels
São Paulo é a cidade brasileira com o maior número de casos do coronavírus. Foto: Kaique Rocha/Pexels

De um universo de 5.570 cidades, 27 concentram 80% dos casos do coronavírus. Falamos do Brasil e das suas capitais (incluindo Brasília). Mas essa é uma fotografia do momento. E com a subnotificação, já pode ser um retrato antigo. São Paulo lidera, seguido do Rio de Janeiro.

O número de cidades atingidas pela pandemia, segundo os registros oficiais, ainda é reduzido, mas deverá aumentar nos próximos dias. E com um agravante: deverá atingir, cada vez mais, uma população vulnerável e com acesso a um sistema de saúde ainda menos estruturado.

“Ao todo, são 355 cidades que registraram a ocorrência de pelo menos um caso. Nas cidades que não são capitais, a campeã em ocorrências é Niterói, cidade metropolitana do Rio de Janeiro, com 37 casos confirmados. Vila Velha, município do Espírito Santo, vem em seguida com 21 ocorrências”, diz reportagem do UOL.

“No levantamento que considera os dez municípios com maior índice de casos confirmados, há quatro no estado paulista: Santo André (17), São Caetano do Sul (16), São Bernardo do Campo (15) e Guarulhos (13). O estado concentra o maior número de casos do país”, acrescenta a reportagem.

E como há muita desinformação ou mentiras DESCARADAS circulando por aí, recomendamos o canal do biólogo Atila Iamarino como uma fonte de informação confiável sobre o assunto. Também recomendamos o site Outras Palavras (mais especificamente a editoria Outra Saúde).