Em meio à pandemia, há uma falta crônica de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Foto: Pixabay
Em meio à pandemia, há uma falta crônica de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Foto: Pixabay

Estamos em pleno estado de emergência de saúde. Na cidade de São Paulo, em todo o Brasil e em boa parte do mundo. E há uma quarentena em curso para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19. Contudo, faltam equipamentos básicos aos profissionais que estão na linha de frente. Por isso, nosso mandato fez uma exigência, via Câmara Municipal de São Paulo, para que a Secretaria Municipal de Saúde “requisite imediatamente” Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

O que exigimos é que todos os profissionais da saúde (ou trabalhadores que, de alguma maneira, possam vir a se expor ao coronavírus) tenham garantido o acesso a equipamentos básicos como óculos de proteção, máscaras cirúrgicas, luvas de borracha, botas impermeáveis, entre outros. Aguardamos uma resposta do secretário Edson Aparecido dos Santos. Também acionamos o Ministério Público (MP) pela imediata disponibilização desses EPI’s. Nossa ação já resultou na instauração de um inquérito civil e agora a falta desses equipamentos está sendo investigada.

Criamos uma página com nossas ações. Aqui você também pode fazer denúncias!

E não só os profissionais da saúde

Preocupados com a população em situação de rua criamos um Projeto de Lei (172/2020) e entramos com uma representação na Defensoria Pública para garantir a distribuição de produtos de higiene e a abertura de espaços específicos (considerando a particularidade do momento) para acolher essas pessoas.

Também acionamos o MP preocupados com a população indígena que vive na capital paulista. Em nossa representação requisitamos a entrega de alimentos e medidas de prevenção para o enfrentamento da Covid-19.