Sérgio Vaz é um dos maiores nomes da Literatura Periférica. Bogota photo created by wirestock
Sérgio Vaz é um dos maiores nomes da Literatura Periférica. Bogota photo created by wirestock

A literatura Periférica – Cooperifa – é tema do próximo #EmCasaTemCultura, projeto do vereador Celso Giannazi que busca valorizar a cultura nesses tempos de crise.

O evento desta sexta-feira (24) contará com a presença do poeta Sérgio Vaz, um dos principais nomes da Literatura Periférica brasileira! A live será transmitida pela página oficial do vereador Celso Giannazi, a partir das 20h. Não perca!

Clique aqui para seguir Giannazi no Facebook e acompanhar o evento!

Sérgio Vaz e Cooperifa

Poeta da periferia e agitador cultural, Sérgio Vaz escreveu, entre outros, Subindo a ladeira mora a noite (1988); A margem do vento (1991); A poesia dos deuses inferiores (2005); Literatura, pão e poesia (2011).

O poeta é co-criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), projeto que realiza intervenções culturais em periferias da cidade. Cinema na laje, Chuva de livros, Várzea poética, Poesia no ar, Ajoelhaço, Natal com livros, Mostra cultural, Sarau nas escolas, Canja poética, são algumas das intervenções na zona sul na região. Vaz também é um dos criadores do Sarau da Cooperifa, movimento que transformou um bar da periferia da zona sul de São Paulo em um centro cultural.

O momento que vivemos na periferia é e sempre foi o de resistência e luta. Apesar de também falarmos de amor, temos a luta. É o reflexo do nosso tempo”, afirmou Vaz em entrevista à Rede Brasil Atual em 2018.

A população da periferia convive com a histórica marginalização da sociedade, um preconceito enraizado em um país em que quase 14 milhões de pessoas vivem na linha da extrema pobreza. A luta e a resistência são símbolos da população periférica e delas nasceram grandes autores e manifestações culturais essenciais para o conhecimento da sociedade. A cultura da periferia tem como temática problemas sociais, a cultura hip hop, a periferia em si e muito mais.