O vereador Celso Giannazi recebeu denúncias de que diversas unidades escolares da rede municipal terão novos contratos de limpeza, sendo que estes novos contratos terão redução da equipe de limpeza (em comparação ao antigo contrato) e também haverá redução dos funcionários da equipe da cozinha nas unidades, chegando a apenas um funcionário em determinadas unidades. Cortes de pessoal como esse não são novidade na Gestão Covas e são mais um sintoma do sucateamento histórico das escolas públicas.
Covas corta manutenção e conservação das áreas verdes nas escolas e a limpeza dos playgrounds!
Diante dessas graves denúncias e lembrando que estamos em plena segunda onda da pandemia que já ceifou a vida de mais de 240 mil pessoas no Brasil, o vereador Celso Giannazi encaminhou ofício a todas as Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s) solicitando:
- Cópia do antigo contrato e do novo que determinam o número de funcionários da limpeza e cozinha que prestam serviços nas unidades escolares;
- Relação das escolas que estão mudando o contrato;
- Quantitativo de funcionários da limpeza e cozinha em cada unidade escolar, com números de alunos atendidos.
Nos ofícios, Giannazi também faz uma série de questionamentos como, por exemplo, se as unidades escolares vão seguir o protocolo de volta às aulas com o número reduzido de funcionários da limpeza e cozinha e qual o cronograma de retorno para as escolas que estão sem funcionários da limpeza e cozinha, visto que é inviável promover um retorno seguro sem o número suficiente de funcionários. O vereador também ressalta que para garantir aulas presenciais seguras é preciso garantir a vacinação de todos os profissionais e estrutura adequada das unidades escolares.
Sua escola também tem problemas que inviabilizam a reabertura? Envie sua denúncia para o nosso mandato clicando no link.
Contraiu a covid-19 na escola ou sabe de algum caso de contágio no ambiente escolar? Clique no link e preencha o formulário (é anônimo e seguro!).