Celso Giannazi solicita esclarecimentos da Prefeitura sobre os R$ 75 mil destinados à motociata de Bolsonaro

Utilizar recursos públicos para eventos político-partidários é proibido.
Utilizar recursos públicos para eventos político-partidários é proibido.

A Prefeitura de São Paulo destinou R$ 75.243,17 de verbas públicas através da contratação da empresa SPTURIS para a realização do evento “Carreata – Acelera para Cristo com Bolsonaro”. A “motociata”, liderada pelo presidente e financiada pela Prefeitura, gerou aglomerações, não consta no calendário de eventos da cidade e não contou com qualquer justificativa para a disponibilização do dinheiro. Além disso, a utilização de recursos públicos para eventos com viés político-partidário é proibida.

Frente esse absurdo, o vereador Celso Giannazi apresentou um Requerimento (48/2021) à Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara (na qual o vereador é membro titular), que solicita a convocação do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Thiago Martins Milhim, do Secretário Executivo de Lazer, Vicente Rosalia, da Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e da Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais Sonia Francine para prestar todos os esclarecimentos e justificativas a respeito desse repasse de dinheiro público.

O dinheiro destinado (ilegalmente) teve o aval dos integrantes da Prefeitura citados acima

A execução orçamentária da extinta Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e atual Secretaria de Esportes (SEME) está a cargo da Secretaria de Relações Internacionais (SMRI). Então a chefe de gabinete da SMRI, Sonia Francine, autorizou a transferência de recursos sem qualquer justificativa no processo e o Secretário Executivo de Lazer, Vicente Rosalia, autorizou a contratação da empresa SPTURIS para o serviço.

O fato configura uma despesa irregular da Prefeitura, já que toda despesa com recursos públicos precisa ter motivação. Por esses motivos, Celso Giannazi solicitou a convocação dos funcionários destas secretarias.