Pessoas com deficiência sofrem com a falta de acessibilidade em São Paulo
Pessoas com deficiência sofrem com a falta de acessibilidade em São Paulo

Estudo revela que São Paulo, maior cidade do país, está longe de ser acessível. É flagrante a negligência da gestão Doria/Covas quando quesito é inclusão e assistência social. Esta última tem sofrido brutais cortes que estão destruindo ações necessárias para a população que mais precisa.

Pelos direitos das pessoas com deficiência

Segundo a pesquisa “Viver em São Paulo: a cidade e as pessoas com deficiência”, da Rede Nossa São Paulo, 86% da população percebe as dificuldades e desafios das pessoas com deficiência em acessar a cidade.

Pela cidade não é difícil perceber as rampas destruídas ou inexistentes. Foto: Divulgação.
Calçada quebrada na Rua Augusta, Centro de São Paulo. Foto: Divulgação.

A mobilidade urbana também foi avaliada. 79% avalia como péssimo, ruim ou regular a acessibilidade no transporte coletivo. Os dados também demonstram que os transportes e demais espaços públicos são os locais em que mais se verifica situações de preconceito contra pessoas com deficiência. 

Bruno Covas está destruindo a Assistência Social em São Paulo

Outra pesquisa, a Irbem 2017 (Indicadores de Bem-Estar no Município), demonstra que a acessibilidade para pessoas com deficiência é mal avaliada em São Paulo. A média geral para a acessibilidade na cidade foi de 3,3.

A importância da acessibilidade para pessoas com deficiência na avaliação da qualidade de vida da cidade de São Paulo foi outro indicador representativo. A nota média, de 7,5, uma das mais altas, demonstra que a acessibilidade é tida pela população como parte fundamental das política públicas e que o descaso da Prefeitura não será aceito.

Inclusão para todos e todas!


A inclusão e a acessibilidade são bandeiras caras para o vereador Celso Giannazi, que realizou, em apenas seis meses de mandato, diversas ações para combater e transformar a realidade das pessoas com deficiência na cidade.

Giannazi lançou o canal Disque Inclusão (11) 9 3046-0789, uma ferramenta para denunciar falta de estruturas e medidas de inclusão e acessibilidade nas escolas de São Paulo e na cidade. 

Em abril, o vereador também promoveu a Plenária “Pelos direitos das pessoas com deficiência”, que estabeleceu outro canal com a comunidade para debater os desafios, a realidade, demandas e direitos das pessoas com deficiência em três eixos: mobilidade urbana, saúde e educação.

Plenária sobre direitos das pessoas com deficiência realizada no dia 10 de abril na Câmara Municipal.

Na Câmara Municipal, o vereador apresentou três Projetos de Lei para melhorar as condições e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares:

– O PL 169/2019, que reduz a jornada de trabalho dos responsáveis legais ou que cuidam diretamente de pessoas com deficiência; 

– O PL 170/2019, que amplia o prazo das licenças maternidade (de 6 para 12 meses) e paternidade (de 6 dias para 3 meses) dos servidores municipais que têm filhos com deficiência; 

– E o PL 289/2019, que limita o número de alunos nas salas de aula que têm alunos com deficiência matriculados, tanto na rede pública municipal como também na rede parceira e privada de ensino.

Educação Inclusiva

A educação inclusiva é parte fundamental do Programa Educação em Primeiro Lugar, iniciativa inédita idealizada pelo vereador Celso Giannazi. E para garantir o efetivo acesso à todas e todos à Educação, Giannazi está criando, em parceria com mães, pais, ativistas educadores e todos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência, o Conselho da Inclusão Escolar, que será lançado no dia 9 de agosto.