A presença do Conselho Mirim na Greve Global Pelo Clima teve grande repercussão na mídia nacional.
A presença do Conselho Mirim na Greve Global Pelo Clima teve grande repercussão na mídia nacional.

Na última sexta-feira (20), o Conselho Mirim, iniciativa inédita do vereador Celso Giannazi, marcou presença na Greve Global pelo Clima, movimento organizado em mais de 120 países para combater a crise ambiental.

Ao lado do vereador Giannazi, as crianças do Conselho se reuniram no MASP, onde deram diversas entrevistas sobre a luta do Conselho em defesa do meio ambiente na cidade de São Paulo.

Acompanhe a repercussão nacional da luta do Conselho Mirim na Câmara:

Em entrevista ao Jornal Nacional, Clara Soares (10) representou o Conselho Mirim e denunciou o desmatamento: “Estão desmatando muito, e precisamos das árvores para viver!”, afirmou. Para o jornal O Estado de S. Paulo, a estudante Luiza Cavalcante Oliveira (11), que também faz parte do Conselho, expressou sua indignação a respeito das queimadas na Amazônia. “Fiquei triste, revoltada. Queria viajar para lá (a floresta) ajudar, mas não dava né? Decidi fazer algo aqui mesmo”, afirmou Luiza.

Saiba mais sobre o Conselho Mirim na Câmara Municipal!

“Sinto que preciso ter essa responsabilidade. Em casa, separo lixo e evito usar materiais plásticos”, disse Gustavo Oliveira Antunes (14), membro do Conselho Mirim, para o Estadão junto com Bárbara Moreira (11) que elencou Greta Thunberg, ativista de 16 anos que foi para os EUA para participar da cúpula do clima das Nações Unidas, como uma de suas inspirações: “Ela é incrível e vai ajudar a fazer um mundo melhor”, afirma. As crianças também foram destaque no site da União Nacional dos Estudantes (UNE) e fizeram coro em defesa da Amazônia: “Cada um de nós precisa fazer a sua parte e ajudar as nossas florestas’’, afirma o Conselho.

As crianças foram protagonistas da Greve Global pelo Clima em todo o mundo e dar voz para a juventude é fundamental na construção de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade. Foi com esse propósito que o vereador Celso Giannazi criou o Conselho Mirim da Câmara Municipal, espaço inédito no qual as crianças são incluídas como sujeitos históricos e cidadãos de direitos para contribuírem na elaboração de políticas públicas para as escolas e para a cidade. Venha fazer parte do Conselho Mirim!