A investigação também usou como base informações de reportagens da Folha, sobre ação política nas creches e possíveis brechas na distribuição de alimentos.
A investigação também usou como base informações de reportagens da Folha, sobre ação política nas creches e possíveis brechas na distribuição de alimentos.

O Ministério Público (MP) abre inquérito civil para investigar a máfia das creches em São Paulo e as relações entre entidades gestoras e políticos. No dia 12 de setembro, a Polícia Civil cumpriu 16 mandados de busca e apreensão para verificar desvios de verbas e de merenda em entidades terceirizadas de ensino infantil que prestam serviços ao município.

No plenário da Câmara, o vereador Celso Giannazi condenou o processo de privatização e a falta de fiscalização das entidades que realizam o serviço. “As denúncias são graves. Já acionamos o Ministério Público e já assinamos pedido de CPI para investigar as denúncias. Exigimos a identificação e punição dos envolvidos na máfia das creches”, reiterou o vereador

Acesse a Representação do vereador Giannazi no Ministério Público aqui.

Ao comentar o assunto o promotor José Carlos Blat, da Promotoria do Patrimônio Público, ressaltou: “Trata-se de um caso grave. A polícia adotou medidas na esfera criminal. Recebemos outras denúncias que levam a crer que em São Paulo há uma máfia das creches”.

Valores repassados as 10 maiores entidades que gerenciam CEIs em São Paulo.

A investigação da polícia indica que quatro organizações desviavam dinheiro público de cerca de 20 creches na Zona Leste da capital. Há relatos até de desvio da comida das crianças. Os alimentos seriam colocados em sacos pretos e levados em um carro.

Com informações da Folha de São Paulo.