Até o dia 31 de outubro, o Hall da Câmara Municipal de São Paulo será ocupado pela “EDUCARTE”, exposição de trabalhos artísticos de professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo com o objetivo de apresentar, através de uma visão crítica, a relação entre arte, cultura e educação e seu impacto na construção social.

A exposição, que será aberta nesta quarta (23), é uma iniciativa do vereador Celso Giannazi e faz parte da programação do Outubro da Educação e reúne telas dos artistas e professores Jaqueline Benevento e Érico Alves de Oliveira.

“A ideia de realizar essa exposição no Outubro da Educação é reafirmar que a educação e a cultura resistem juntas na defesa de uma outra sociedade e, também, homenagear os educadores e educadoras paulistanos”, destacou o vereador.

Com sete quadros inspirados na Pop Art, com o tema Monumentos Aquarela do Brasil, Jaqueline Benevento também é educadora e lecionou em várias escolas Rede Municipal. Hoje, ela leciona na Emef Elias de Siqueira Cavalcante.

Ao comentar a proposta de expor seus quadros no Outubro da Educação, Benevento destacou que “a arte salva vidas, ela [arte] é essencial para o ser humano e a educação atua como um meio de aproximação entre as pessoas e a arte”, afirmou a artista.

O segundo artista que participa da exposição é Érico Alves de Oliveira, artista plástico, ilustrador, arte-educador e professor da Emef Euzebio Rocha Filho. Suas telas trazem como tema a série “Escola”, fruto de quase uma década de reflexões sobre esse espaço em nossa vida social e cultural e foram elaboradas com técnica mista sobre a tela.

“Vejo o papel da arte na educação e da educação para a arte como um campo de potências. E de certa forma isso incomoda os construtos rígidos que envolvem a educação, os educadores e os alunos. Permeados por determinismos que conduzem o fazer e as práticas no cotidiano escolar. E, sob esses aspectos, a arte abala tudo isso”, destacou Érico.

 A exposição ficará na Câmara até o dia 31/10, das 9h às 20h, e tem o apoio do gabinete do vereador Celso Giannazi.

EXPOSIÇÃO EDUCARTE

Local: Hall da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, Sala 1006, Bela Vista, São Paulo)
Horário: das 9h às 20h
Data:
de 23/10 até 31/10

Mais informações: (11) 3396-4305