Membro da Comissão de Saúde, Giannazi cobra fim do sucateamento da Saúde pela gestão Bruno Covas.
Membro da Comissão de Saúde, Giannazi cobra fim do sucateamento da Saúde pela gestão Bruno Covas.

O vereador Celso Giannazi está em luta pela reabertura do Hospital Geral Sorocabana 100% público e municipalizado, que está fechado há mais de 10 anos. Ontem, o vereador realizou audiência pública, aprovada na Comissão de Saúde da Câmara, para fortalecer o movimento.

O fechamento e abandono da única unidade da região pela gestão municipal afeta pelo menos 350 mil paulistanos que buscam atendimento público de Saúde.

“É inadmissível que um equipamento público de saúde esteja fechado. A saúde em nossa cidade é tratada com descaso e desrespeito. Isso só comprova a incompetência da gestão Bruno Covas com esse serviço essencial e com a vida dos paulistanos”, denunciou o vereador Celso Giannazi.

ACOMPANHE A LUTA DE GIANNAZI EM DEFESA DO HSPM!

Giannazi também discutir situação da UBS Vera Cruz, entregue à iniciativa privada este ano pela gestão Bruno Covas. “A sanha privatista do prefeito pôs fim a uma experiência premiada que vinha sendo realizada na UBS Vera Cruz há mais de 25 anos. Um absurdo e seguiremos lutando para denunciar esse e outros ataques”, emendou o vereador.

Leilão do terreno

Em 2018, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), de São Paulo, leiloou o prédio do Hospital Geral Sorocabana, na região da Lapa, Zona Oeste da capital paulista.

O prédio foi leiloado para quitar dívidas trabalhistas de um funcionário e de seus antigos gestores.

O Hospital Sorocabana foi construído em 1955 em terreno cedido pelo governo do Estado para a Associação Beneficente dos Hospitais Sorocabana (ABHS), criada pelos trabalhadores da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que deu nome ao hospital.

Antes de fechar, em 2010, tinha 156 leitos reservados para atendimentos pelo SUS, e contava com serviços de maternidade, traumatologia, UTI adulto e neonatal.

Encaminhamentos

A final da audiência foi tirado como agenda a realização de mais uma audiência pública sobre as unidades básicas diretas, a construção de uma comissão para participar de reunião com o secretário de Saúde sobre a questão do Hospital Sorocabana.