Celso Giannazi na primeira reunião do Conselho do EJA.
Celso Giannazi na primeira reunião do Conselho do EJA.

Reunião do Conselho de Educação de Jovens e Adultos (EJA) reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos, educadoras, educadores e ativistas, em defesa da Educação Pública de qualidade. O vereador Celso Giannazi, autor desta iniciativa inédita no Parlamento, discutiu ao lado dos profissionais da educação e alunos a elaboração de políticas públicas e algumas pautas do programa para 2020.

O evento também contou com a presença do poeta, cantor e escritor Cocão Avoz que, em forma de rima, denunciou os ataques dos governos João Doria e Bruno Covas contra a Educação, que afetam sobremaneira os moradores da periferia.

Escolas denunciam descaso

Na reunião, alunos e professores das EMEF’s Bernardo Rodrigues, Sampaio Doria e Carlos Augusto, denunciaram o deficit de funcionários de limpeza, ATES e Agentes da Educação nas escolas. Além disso, algumas escolas ainda não receberam o kit de materiais e uniformes desde a volta às aulas.

Frente à pandemia do Coronavírus, a falta de itens de higiene, como álcool em gel, também preocupa os educadores.

Luta pela EJA

Os governos Municipais e Estaduais atacam constantemente a EJA. Dessa forma, a luta pelo não fechamento de salas é essencial para garantir a qualificação para o trabalho de pessoas que não deram continuidade aos estudos.

Giannazi levou as denúncias para o ministério Público e o Tribunal de Contas do Município, além de cobrar providências das Diretorias Regionais de Ensino e da Secretaria Municipal da Educação.

Representação no MP sobre o fechamento de turmas do EJA

Iniciativa inédita do vereador na câmara, o mandato apresentou diversos projetos pensados em conjunto com a comunidade. Confira os projetos

Este ano, o vereador Giannazi propôs a PL 14/2020, que torna obrigatória a manutenção das turmas presenciais do programa.