“A aprovação desses projetos é de suma importância, pois ambos contribuem para a inclusão e democratização das escolas. Mais uma grande conquista do Conselho de Inclusão e do Conselho Mirim”, comemorou o vereador Celso Giannazi na tarde de quarta-feira, 11, após uma importante vitória na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
O PL 288/2019, uma demanda do Conselho de Inclusão Escolar, limita o número de estudantes nas salas de aula que têm alunos com deficiência matriculados tanto na Rede Pública Municipal, como na rede parceira e privada de ensino.
Além da falta de infraestrutura, muitas escolas também sofrem com a superlotação, o que prejudica ainda mais a adaptação e integração de crianças e adolescentes com deficiência. Ao limitar o número de estudantes nas salas de aula, o que se busca é garantir um melhor acompanhamento desses alunos.
“Uma conquista muito importante para a pessoa com deficiência e para todos os alunos, pois a pessoa com deficiência, estando dentro de uma sala de aula, tem muito a ensinar aos outros alunos e aos professores. É importante que, desde a infância, as crianças convivam com o diferente”, celebrou Sandra, membra do Conselho de Inclusão.
Juntamente com o Conselho Mirim, o vereador também apresentou o PL 331/2019: projeto que garante a participação de alunos do 1º ao 4º ano nos Conselhos de Escola. O Projeto efetiva um direito constitucional conquistado por estudantes, professores e trabalhadores da educação em defesa da Escola Pública e de um ambiente cada vez mais inclusivo.
“Quando eu era menor, do 1º ano, não podia fazer parte do Conselho, então fico muito feliz que o projeto tenha sido aprovado. E fui eu que dei a ideia com as meninas”, comentou a entusiasmada Clara, membra do Conselho Mirim.
Os Projetos agora seguem em tramitação e, ao lado do Conselho de Inclusão Escolar e do Conselho Mirim, Giannazi continua na luta pela aprovação definitiva na Câmara e também pela futura sanção do prefeito Bruno Covas.
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