|
lançamento pre-candidatura Celso Giannazi
lançamento pre-candidatura Celso Giannazi

Celso Giannazi é vereador da cidade de São Paulo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Parlamentar aguerrido e necessário, batalhou incansavelmente na defesa da Educação, da Saúde, da Cultura e dos servidores públicos contra os desmontes privatistas do prefeito Bruno Covas.

Durante a pandemia, junto com o professor e deputado estadual Carlos Giannazi, Celso Giannazi foi o vereador que mais apresentou projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo e esteve junto com os servidores públicos contra a criminosa política de plantão nas escolas municipais. Ele também trava luta contra o retorno precoce das aulas e a privatização do ensino público, por meio dos vouchers, que só serve aos interesse dos empresários da Educação. Voltar sem segurança expõe servidores da educação, estudantes e seus familiares a enorme risco de contágio pelo novo coronavírus.

O vereador também propôs medidas para garantir que a população tenha condições de manter o isolamento social. Não basta determinar o isolamento social é preciso dar as condições para que as pessoas possam ficar em casa. Dentre elas se destaca a renda básica emergencial de São Paulo.

Ainda no campo da Educação, Celso Giannazi esteve ao lado dos Auxiliares Técnicos de Educação (ATE) e dos Coordenadores Pedagógicos (CP) na vitoriosa luta pela homologação de seus concursos públicos. Está agora ao lado dos ATE’s, professores de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores de Ensino para garantir a convocação dos aprovados em concurso público.

A lógica tucana é a de precarização do Serviço Público. É preciso convocar já esses profissionais para suprir as vacâncias e valorizar os servidores da Educação. A gestão Bruno Covas foi marcada pela contratação de servidores temporários em detrimento dos servidores públicos concursados.

A voucherização (transferência de recursos financeiros para organizações com fins lucrativos) é outra marca dessa gestão que aprovou uma lei que permite que a prefeitura pague para matricular crianças de 0 a 3 anos em escolas da rede privada de ensino. Medida que foi adotada posteriormente também para as crianças de 4 a 5 anos com a aprovação do nefasto projeto de lei 452. Celso Giannazi foi um guerreiro na luta pela Educação Pública e de qualidade e precisamos que ele continue na Câmara Municipal para avançar na luta por uma Educação pública, gratuita e de qualidade.

As medidas promovidas pelo prefeito Bruno Covas e pelo secretário de educação, Bruno Caetano, promoveram o verdadeiro caos na Educação Pública da cidade de São Paulo. Os contratos de segurança e limpeza foram cortados deixando as escolas sujas, a Prefeitura sequer conseguiu realizar um edital para a compra de uniforme para as crianças da rede municipal, os teatros dos CEU’s tiveram seus contratos encerrados e ficaram fechados.

Celso Giannazi em 2019 esteve ao lado dos servidores públicos na luta contra o confisco salarial promovido pela gestão Bruno Covas por meio da aprovação do SampaPrev.

Giannazi em ato contra o Sampaprev.

Ainda no campo da Educação, o mandato organizou o Fórum do Quadro de Apoio como forma de buscar a valorização e garantir visibilidade aos trabalhadores do Quadro de Apoio das escolas, funcionários fundamentais para a garantia de uma Educação pública, gratuita e de qualidade. Celso apresentou vários projetos de lei em defesa do QA, entre eles o J30 e, em um movimento inédito, realizou cursos de formação em parceria com a Escola do Parlamento.

Política para Celso Giannazi é um instrumento para garantir e efetivar a participação ativa da população na discussão pública estimulando a participação direta e aproximando o povo da tomada de decisão. Dessa forma, um dos pilares que estrutura o mandato desde seu início são os conselhos de participação.

O Conselho Mirim, iniciativa inédita na Câmara Municipal de São Paulo, visa garantir que as vozes das crianças sejam ouvidas na formulação de políticas públicas. O Conselho de Inclusão Escolar tem como principal objetivo elaborar, propor, fiscalizar e acompanhar a formulação e implementação de políticas públicas para as pessoas alvo da educação especial. Em parceria com o Conselho de Inclusão, Celso Giannazi aprovou a lei que estende a licença-paternidade para 3 meses quando o servidor público for pai, adotivo ou biológico, de criança com deficiência.

Outro conselho fundamental do mandato é o de educandos e educadores da EJA, outra iniciativa inédita, que luta pela garantia de acesso à educação de jovens, adultos e idosos. A cidade de São Paulo é a capital do Brasil com maior número absoluto de pessoas sem acesso a alfabetização. O Conselho da EJA tem atuado em toda a cidade pela abertura de turmas e pela qualidade da EJA. O Conselho de Combate às Opressões surge para integrar as ações do mandato contra o racismo, machismo e lgbtfobia e organizou atividades como o Festival Folhas do Baobá, que promoveu projetos pedagógicos embasados na Lei 10.638/2003. Ainda para combater os ataques contra a infância na cidade de São Paulo, o vereador Celso Giannazi organizou o Conselho de Educação Infantil.

Membro da Comissão de Saúde na Câmara, Celso Giannazi fez centenas de diligências no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) exercendo seu papel de agente fiscalizador. Denunciou a falta de equipamentos, o sucateamento da estrutura física e a precarização das condições de trabalho dos servidores do hospital. Aprovou, em 2020, um projeto de lei que destina R$ 13 milhões para o HSPM.

A partir da luta, Celso Giannazi garantiu a compra de equipamentos para os setores de odontologia, endoscopia e colonoscopia do HSPM. Além disso garantiu a reforma no encanamento, a primeira em 62 anos, e das caldeiras que são essenciais pois garantem a esterilização dos equipamentos do hospital.

Celso também lutou ao lado dos movimentos sociais pela reabertura dos hospitais fechados cobrando o secretário de saúde, acionando o Tribunal de Contas do Município (TCM) e o Ministério Público (MP) e conseguiu a reabertura de alas nos hospitais Cruz Vermelha e Sorocabana durante a pandemia.

Celso Giannazi é muito atuante na defesa da cultura. Propôs diversos projetos como o dia da Literatura Periférica que visa garantir na cidade o reconhecimento do movimento literário advindo da periferia. O vereador também é proponente de projetos para criação de casas de cultura e bibliotecas públicas espalhados pela capital, sobretudo nos locais mais distantes dos centros que concentram o meios culturais como nos bairros de Pirituba, Jaraguá, Cidade Ademar, entre outros, que ainda não têm esses equipamentos públicos de grande relevância e que estão previstos no Plano Municipal de Cultura, mas que nunca foram cumpridos.

Destacamos ainda, o projeto para a transformação do Hip Hop em patrimônio cultural de São Paulo já que, no Brasil, São Paulo é o berço dessa cultura. Ainda na cultura Hip Hop, Celso Giannazi entregou ao grupo Racionais MC’s a Salva de Prata, por sua contribuição cultural e histórica nos seus 30 anos de existência. Além disso, o vereador apoia diversas iniciativas culturais que valorizam todas formas de expressão humana por acreditar que a cultura é inseparável da educação e elemento humanizador na sociedade.

O manifesto conta apenas parte da atuação combativa e incansável do vereador Celso Giannazi, um guerreiro na luta pela Educação e na defesa dos interesses da maioria da população. É um mandato necessário e por isso precisamos reeleger Celso Giannazi para a Câmara Municipal de São Paulo. Venha você também fazer parte desse movimento!