Audiência pública para discutir o Plano Diretor
Audiência pública para discutir o Plano Diretor

O que é a revisão do Plano Diretor?

O PL 127/23, que trata da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo foi aprovado sem a devida participação popular na Câmara Municipal em 26/06/2023, pelo placar de 44 a 11. O vereador Celso Giannazi votou contrariamente a essa proposta, pois ela foi totalmente antidemocrática! Ela beneficiará somente os mais ricos e a especulação imobiliária. O PDE que em teoria serve para diminuir a desigualdade social e melhorar a mobilidade urbana. Na prática aumentará ainda mais os problemas na cidade!

Moradia popular sob ataque!

O Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), tem uma grande importância para a sociedade, pois seus recursos são utilizados para financiar projetos de planejamento urbano, habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e revitalização de áreas degradadas. Entretanto, com a revisão do PDE, os recursos serão destinados para tapar buracos nas ruas. Mesmo com um orçamento próprio para esses problemas!

As audiências públicas foram insuficientes para tratar sobre o Plano Diretor. Os moradores das periferias da cidade não tiveram suas propostas inseridas! O vereador Giannazi participou do Fórum SP 2023,a convite do arquiteto, urbanista e ex-vereador da capital paulista Nabil Bonduki e debateu com professores e universidades sobre como melhorar a proposta do PDE.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, multidão e texto que diz "+VERDE CINZA"

A periferia não terá acesso a um transporte público de qualidade!

Os moradores da periferia serão prejudicados com o Plano. O transporte público já não atende as demandas dessa população, agora, ficará pior. Esse serviço ficará mais próximo de prédios cada vez mais verticalizados. Isso só mostra que o PDE foi planejado para quem tem dinheiro, não para os mais pobres.

A Educação foi esquecida pelo PDE!

Giannazi é membro titular da Comissão de Educação na Câmara Municipal. O vereador levou o debate até a zona sul, para que os moradores da região pudessem levar os problemas e possíveis soluções para a melhoria do lugar onde moram. Somente eles conhecem os problemas reais do território que habitam. O prefeito Ricardo Nunes não pode deixá-los sem voz!

Isenção para os mais ricos: não permitiremos jamais!

Como se toda essa tragédia não fosse o bastante, ainda tentaram conceder isenção de impostos para clubes de futebol com dívidas bilionárias! Com muita luta, não deixamos que esse jabuti fosse aprovado na proposta. Além de imoral, isso é totalmente inconstitucional!

A luta por uma cidade justa e popular continua!

Desde a pandemia, o vereador Giannazi vinha lutando pelo adiamento da revisão do PDE e por mais discussões nas áreas periféricas. Apesar da aprovação do PL 127/23, a luta pela melhoria da cidade continuará! Não podemos deixá-la nas mãos de construtores e dos mais ricos. Não podemos parar, nunca!