Chamamento para publicação Cartas Para Paulo Freire.
Chamamento para publicação Cartas Para Paulo Freire.

ENVIO PRORROGADO ATÉ SEXTA 06.10!

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.”  Paulo Freire

Outubro é o mês da educação. E nós que defendemos a educação como prioridade não poderíamos deixar de refletir sobre esse tema. Por isso, o coletivo Educação em Primeiro Lugar organiza em outubro uma série de atividades.

Nos últimos anos, passamos por constantes ataques e estivemos na luta para garantir o direito à educação, assim como a qualidade, a gratuidade e criticidade. Em especial da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Sendo assim, os mandatos parlamentares do vereador Celso Giannazi, do deputado estadual Carlos Giannazi e da deputada federal professora Luciene Cavalcante estão organizando o chamamento “Cartas para Paulo Freire” com o objetivo de promover a expressão criativa, a escrita e a reflexão entre os educandos da EJA e profissionais da educação, evidenciando a grande importância do educador Paulo Freire para a história da educação brasileira, sobretudo para a Educação de Jovens e Adultos.

Convidamos todos os profissionais da Educação que trabalham com a EJA: inscreva sua escola, incentive os alunos a produzirem uma carta! 

Teremos como produção final uma publicação das cartas em formato de revista, que serão enviadas para todas as escolas participantes. 

Vamos ampliar as vozes da EJA e dar a visibilidade necessária para todos que lutam em defesa da Educação.

CHAMAMENTO CARTAS PARA PAULO FREIRE

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO

I. INTRODUÇÃO

Os mandatos do vereador Celso Giannazi, do deputado estadual Carlos Giannazi e da deputada federal Professora Luciene Cavalcante estão organizando a primeira edição do chamamento de cartas com o objetivo de promover a expressão criativa e a escrita entre os educandos da Educação de Jovens e Adultos. 

II. TEMA

O tema do concurso é: Cartas para Paulo Freire.”

Os participantes deverão redigir seu texto em formato de carta para o Patrono da Educação Brasileira, contando sobre sua jornada educacional ou algum evento específico na sua história de jovem/adulto estudante. Ou ainda sobre suas percepções em relação à educação e impressões em relação à escola.

III. PÚBLICO ALVO

  1. Educandos da Educação de Jovens e Adultos;

IV. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

Os interessados em participar do chamamento devem seguir as seguintes regras:
a. O chamamento é aberto a todos os educandos e educandas que estão regularmente matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA),
b. Cada participante pode enviar uma única carta,
c. A turma/classe poderá enviar uma carta escrita coletivamente,
d. A carta deve ser original e escrita a mão em português com um máximo de 600 palavras (não serão aceitas cartas digitadas).
e. As cartas devem ser enviadas até o prazo final de 02/10/2023 (segunda-feira),
f. As cartas podem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio para o seguinte endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01319-900 7º andar, sala 704 ou enviadas eletronicamente para contato@celsogiannazi.com.br – com o título: Concurso cartas para Paulo Freire,
I- A imagem ou documento em anexo deve estar legível e em alta qualidade digital,
g. Todas as cartas devem incluir o nome completo do autor, nome da escola, classe e um número de telefone para contato,
h. Todos os participantes concordam com o uso integral ou parcial de sua produção escrita para fins de divulgação do concurso e campanhas de valorização à educação.

V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As cartas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:
a. Originalidade e criatividade.
b. Clareza e fluidez da escrita.
c. Relevância para o tema do concurso.
d. Impacto emocional.

VI. PUBLICAÇÃO

Os textos que atenderem os requisitos e a proposta do edital serão automaticamente incluídos na revista Cartas Para Paulo Freire, a ser publicada em data posteriormente divulgada, bem como a entrega de exemplares para as unidades escolares participantes.

VII. JÚRI

Um grupo de jurados será responsável por avaliar as cartas submetidas e selecionar (caso haja muitas cartas inscritas), sendo eles representantes dos mandatos parlamentares e dos participantes do Conselho da EJA.

VIII. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados do concurso serão anunciados no dia 19/10/2023 (quinta-feira) em evento a ser realizado na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo).

IX. DISPOSIÇÕES FINAIS

Os mandatos parlamentares reservam-se o direito de desclassificar qualquer carta que viole as regras do concurso ou que seja considerada inadequada.
A participação no concurso implica a aceitação integral deste edital.
Para mais informações, entre em contato conosco através do seguinte endereço de e-mail: contato@celsogiannazi.com.br.