A gente luta por uma escola pública inclusiva e de qualidade.
A gente luta por uma escola pública inclusiva e de qualidade.

Em 2019, o vereador Celso Giannazi, em conjunto com o deputado estadual Carlos Giannazi, criou o “Outubro da Educação”. Em seu lançamento, os parlamentares homenagearam Nita Freire, esposa de Paulo Freire e uma das maiores defensoras do seu legado.

Também na primeira edição, promovemos o seminário “Educação Antirracista”, que reuniu educadores, estudantes, artistas e pesquisadores para debater a luta contra o preconceito e a desigualdade racial no Brasil. Confira como foi esse encontro! 

Durante a pandemia, a nossa programação continuou, mas de forma online. Uma das ações, em outubro de 2020, foi a Conferência do professor e sociólogo Miguel Arroyo sobre “Pedagogia com indignação em tempos de pandemia politica”.

Na volta dos encontros presenciais, em 2022, o coletivo Educação em Primeiro Lugar promoveu uma homenagem a professores e professoras que lutam diariamente pela qualidade e democratização da escola pública na cidade de São Paulo. O encontro foi na Câmara Municipal.

O “Outubro da Educação” foi criado pelo coletivo Educação em Primeiro Lugar, composto por defensores da escola pública e pelos mandatos do vereador Celso Giannazi, do deputado estadual Carlos Giannazi e da deputada federal professora Luciene Cavalcante. Em um período de tantos retrocessos e ataques, precisamos mais do que nunca defender os nossos educadores. Eles que garantem o direito à Educação de todos nós! A programação é completamente gratuita! Não perca! 

Confira a programação de 2023: 

06 de outubro – Lançamento do Conselho Estudantil, às 14h, na Câmara Municipal de São Paulo;

09 de outubro – Homenagem aos profissionais da educação, às 19h30, na Câmara Municipal de São Paulo;

15 de outubro – Dia dos professores, Sarau na Paulista, às 14h, na Avenida Paulista;

19 de outubro – Cartas para Paulo Freire, às 19h30, na Câmara Municipal de São Paulo;

21 de outubro – Audiência Pública: Valorização do Quadro de Apoio Escolar, às 10h, na Câmara Municipal de São Paulo;

23 de outubro – Educação Democrática, às 19h30, na Câmara Municipal de São Paulo;

28 de outubro – Projeção em defesa dos servidores públicos da Educação, às 19h30, na Praça Franklin Roosevelt;
30 de outubro – Audiência Pública: violência contra os profissionais da educação, às 14h, na Câmara dos Deputados (Brasília).