A homenageada da noite foi agraciada com flores e uma placa marcando sua incansável luta em defesa da educação voltada para a justiça social e por uma sociedade livre do preconceito e da discriminação.
A homenageada da noite foi agraciada com flores e uma placa marcando sua incansável luta em defesa da educação voltada para a justiça social e por uma sociedade livre do preconceito e da discriminação.

Na noite de ontem (30), o vereador Celso Giannazi e o deputado Carlos Giannazi homenagearam, no Salão Nobre da Câmara Municipal, Nita Freire, esposa de Paulo Freire e defensora do seu legado, no lançamento do “Outubro da Educação”, iniciativa inédita que promove uma série de atividades político-culturais, debates, exposições, rodas de conversa e atos em defesa da educação durante todo o mês de outubro. 

Giannazi lança, na Câmara Municipal, o Outubro da Educação

Durante a homenagem, os convidados exaltaram o legado de Paulo Freire e sua importância no contexto atual de graves ataques à educação pública, gratuita e de qualidade. Giannazi exaltou o importante trabalho de Nita Freire na defesa do legado de Paulo Freire. “É importante festejar a obra de Paulo Freire e a sua concepção de educação libertadora e emancipadora”, afirmou o vereador.

O deputado Carlos Giannazi também prestou sua homenagem ao trabalho de Paulo Freire e fez questão de exaltar seu trabalho na prefeitura de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina. “Se a rede municipal de educação hoje é um pouco melhor do que as outras é por conta desse legado de Paulo Freire que ampliou a gestão democrática das escolas”, afirmou.

A homenageada da noite foi agraciada com flores e uma placa marcando sua incansável luta em defesa da educação voltada para a justiça social e por uma sociedade livre do preconceito e da discriminação. Durante sua fala, Nita fez questão de ressaltar a perseguição política de Bolsonaro à educação e às minorias: “Além da perseguição aos alunos e professores e, sobretudo, às instituições educacionais do Brasi, o atual governo tem como propósito a extinção de alguns grupos (…) são eles: os pobres, os negros, os quilombolas, os indígenas e, de modo muito amplo, também as mulheres”.

Esse foi o lançamento do “Outubro da Educação”, confira abaixo a programação completa: 

01 de outubro – Conselho de Educandos e Educadores da EJA, às 19h, na Câmara Municipal;

08 de outubro –  Conselho de Inclusão Escolar, às 19h, na Câmara Municipal;

09 de outubro – Seminário:  Educação Antirracista e lançamento do Festival Literário Infantil “Folhas do Baobá”, com a participação dos artistas Izzy Gordon, Luciana Reis, Valeria Silvestre, Sueli Alves e do Conselho Mirim, às 19h, na Câmara Municipal;

17 de outubro –  Seminário: Educação contra a barbárie, com a participação de Fernando Cássio (UFABC), Débora Goulart (UNIFESP), Iracema Santos (USP), Celso Napolitano (FEPESP),  João Chaves (UNESP), GEDUC_ Ministério Público, às 19h, na Câmara Municipal;

19 de outubro – Festival da Educação, com a participação dos artistas Marina Lima, Edi Rock, Ana Cañas, Mariana de Moraes, Badulaque, às 13h, na Praça da República;        

21 de outubro – Fórum do Quadro  de Apoio Escolar, às 19h, na Câmara Municipal;

22 de outubro – Exposição dos Educadores Artistas na Câmara

25 de outubro – Marcha das crianças  em defesa da educação e dos direitos das crianças!

31 de outubro – Lançamento do Conselho de Educação Infantil e apresentação  teatral do grupo Satyros, às 19h, na Câmara Municipal.