Há meses, notebooks das escolas da rede municipal de educação de São Paulo estão parados com sua garantia vencida, sem suporte técnico ou qualquer tipo de manutenção. Um exemplo desse descaso é o CEU EMEF Jaguaré, que conta com 7 notebooks com problemas técnicos de hardware desde 2021.
Ainda nessa escola, além dos notebooks, há problemas envolvendo também, os kits de robótica. Foram disponibilizados apenas 4 kits em 2015 – que hoje são ultrapassados – para uma sala com 30 ou mais alunos, sem previsão de reposição ou manutenção desses kits.
Isso ocorre pois a verba disponibilizada pela SME é insuficiente: “em 2017, garantiu-se uma verba de R$5.000,00 para compra de materiais visando o trabalho com “cultura maker”. O limite da verba equivale a R$300,00 por produto, sendo insuficiente para compra de kits de robótica ou notebooks”, denuncia o texto de Representação enviada ao TCM pelo vereador Celso Giannazi e pelo deputado Carlos Giannazi. A representação pede a apuração dos fatos e a tomada de providências.
Além dessa representação, os nossos mandatos também acionaram a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social do Estado de São Paulo. A ação pede a abertura de um Inquérito Civil para investigar a falta de verba e garantir a manutenção e reposição dos notebooks e kits de robótica na rede municipal, especialmente no CEU EMEF Jaguaré.