Acionamos o TCM e o MP pela falta de manutenção de itens de informática nas escolas

Notebooks estão parados desde 2021, sem previsão de manutenção ou reposição!
Notebooks estão parados desde 2021, sem previsão de manutenção ou reposição!

Há meses, notebooks das escolas da rede municipal de educação de São Paulo estão parados com sua garantia vencida, sem suporte técnico ou qualquer tipo de manutenção. Um exemplo desse descaso é o CEU EMEF Jaguaré, que conta com 7 notebooks com problemas técnicos de hardware desde 2021. 

Ainda nessa escola, além dos notebooks, há problemas envolvendo também, os kits de robótica. Foram disponibilizados apenas 4 kits em 2015 – que hoje são ultrapassados – para uma sala com 30 ou mais alunos, sem previsão de reposição ou manutenção desses kits. 

Isso ocorre pois a verba disponibilizada pela SME é insuficiente: “em 2017, garantiu-se uma verba de R$5.000,00 para compra de materiais visando o trabalho com “cultura maker”. O limite da verba equivale a R$300,00 por produto, sendo insuficiente para compra de kits de robótica ou notebooks”, denuncia o texto de Representação enviada ao TCM pelo vereador Celso Giannazi e pelo deputado Carlos Giannazi. A representação pede a apuração dos fatos e a tomada de providências. 

Além dessa representação, os nossos mandatos também acionaram a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social do Estado de São Paulo. A ação pede a abertura de um Inquérito Civil para investigar a falta de verba e garantir a manutenção e reposição dos notebooks e kits de robótica na rede municipal, especialmente no CEU EMEF Jaguaré.