Em janeiro de 2024, foram realizados os concursos para Professor de Educação Infantil (PEI) e para Auxiliar Técnico de Educação (ATE) da rede municipal de São Paulo. O coletivo Educação em 1° lugar realizou um cursinho preparatório, acompanhou a divulgação dos resultados, cobrou a homologação dos concursos e segue na luta pelas convocações, nomeações e pela renovação dos contratos dos ATEs e PEIs que já estão na rede. Saiba mais sobre a luta!
Cursinhos: pela democratização do acesso ao serviço público!
Há mais de 20 anos, o coletivo Educação em 1° Lugar realiza cursinhos preparatórios para os concursos da Educação. Esses cursinhos, sempre gratuitos, foram criados pelo deputado estadual Carlos Giannazi. A coordenação é da deputada federal professora Luciene Cavalcante.
Em novembro de 2023, o Coletivo iniciou mais uma edição do cursinho preparatório para os concursos de PEI e ATE. Foi um grande sucesso! Foram 11 aulas, transmitidas ao vivo, tratando sobre a legislação municipal, educação inclusiva, currículo antirracista e entre outros temas. As aulas também contam com material de apoio completo. ACESSE!
Concurso feito: a luta para garantir mais profissionais nas escolas
Com a publicação do resultado oficial do concurso, em junho de 2024, uma nova mobilização se iniciou para a homologação dos concursos. Por conta do calendário eleitoral daquele ano, as homologações só poderiam ser feitas pelo prefeito até o dia 5 de julho.
O vereador Celso Giannazi enviou um ofício ao Secretário Municipal de Educação. Como integrante da Comissão de Educação, cobrou a homologação em diversas oportunidades, inclusive na Tribuna da Câmara. A pressão trouxe resultado! Os concursos de PEI e ATE foram homologados a tempo!
Concursos homologados, a luta agora é pela convocação dos aprovados e renovação dos contratos. Giannazi, mais uma vez, oficiou à SME, pressionou na Tribuna da Câmara e na Comissão de Educação, inclusive cobrou o próprio secretário de Educação, Fernando Padula.
Mobilização nas ruas
Ao lado dos aprovados, o vereador Giannazi promoveu atos em frente à Prefeitura e na SME para cobrar urgência e agilidade nas convocações. Há uma carência enorme desses profissionais na rede municipal!
A luta trouxe resultado! Mas ainda não é suficiente! Cerca de dois mil profissionais já foram convocados de agosto de 2024 até maio de 2025. A luta só termina quando não houver nenhum cargo vago!
Concursos prorrogados! Convoca Já!
O vereador Celso Giannazi e a deputada federal professora Luciene Cavalcante se reuniram com o secretário adjunto de educação, que anunciou a prorrogação dos concursos até 2026. Também foi solicitada a realização de novos concursos, em especial para os cargos de PEIF, diretor e coordenador pedagógico. A rede municipal precisa desses profissionais!