Crianças estão sendo encaminhadas para escolas distantes de suas casas, dependendo do Transporte Escolar Gratuito (TEG) que, em muitos casos, sequer tem sido oferecido. Tem direito ao TEG alunos que moram a mais de 2 quilômetros de distância da escola, porém, mesmo escolas mais próximas podem ser de difícil acesso ou até mesmo colocar a vida de crianças em risco. Por exemplo, exigindo a travessia de avenidas movimentadas ou a subida de muitas ladeiras, exigindo um esforço demasiado para crianças pequenas.
“Ressaltamos que o processo para alocar o aluno é um processo automático, não observando características geográficas, de segurança do trajeto e idade da criança, dificultando o acesso à unidade através de caminhada”, diz o texto das representações de 22 de fevereiro.
O resultado desse descaso? Muitos alunos em risco e com sérias dificuldades de acessarem suas escolas! Para resolver esse absurdo, o vereador Celso Giannazi ao lado do deputado Carlos Giannazi enviou duas representações: ao MP e à Defensoria Pública de Infância e Juventude. Em nossas ações conjuntas, exigimos que essa situação seja investigada e que os alunos sejam alocados com urgência em escolas próximas de casa e de fácil acesso.