O vereador Celso Giannazi e o deputado Carlos Giannazi encaminharam uma representação ao Ministério Público exigindo a aplicação da dose de reforço para estudantes de 5 a 17 anos, o estudo da possibilidade de vacinação em crianças menores de 5 anos e a aplicação da quarta dose para os profissionais da Educação.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), comprovam que as doses de vacina contra Covid 19 são seguras para crianças de cinco anos. Quase metade das crianças e adolescentes brasileiros mortos por Covid-19 em 2020 tinha até 2 anos de idade; um terço dos óbitos até 18 anos ocorreu entre os menores de 6 anos.
Desde o começo do ano, os estudantes de diversas idades estão frequentando as aulas presencialmente. Dessa forma, o risco de contaminação e transmissão do vírus aumenta.
Em 2021, o vereador Celso Giannazi apresentou o PL 30/2021 que garante aos alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a segurança sanitária necessária para o retorno às aulas presenciais. Porém, com a volta definitiva das atividades presenciais, vemos que isso está longe de ser uma realidade. As escolas estão com capacidade máxima, muitas sem água, sem janelas ou ventilação adequada.
É fundamental que o governo agilize o processo de imunização para as crianças de 5 a 17 anos e a quarta dose para os profissionais da educação para diminuir a taxa de contágio nas escolas.