Projeto de Lei 13/2021 | Inclui profissionais da Educação, pessoas de grupos de risco e servidores nos grupos prioritários de vacinação

Foto: Reprodução (metropoles.com)
Foto: Reprodução (metropoles.com)

Tendo em vista a importância das escolas e de seu papel social, o vereador Celso Giannazi apresentou o PL 13/2021, que determina preferência à vacinação contra a covid-19 aos profissionais da educação da rede pública e privada, às pessoas inclusas no grupo de risco e servidores.

O retorno presencial das aulas é urgente para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, porém é preciso ser feito com as devidas medidas de segurança sanitária. Segundo relatório do sistema público de saúde do Reino Unido, as escolas reabertas de forma precoce foram responsáveis por 3 vezes mais contaminações por COVID-19 do que hospitais desde outubro, totalizando 26% das infecções (2.722 de 10 mil). Apenas 8% das contaminações (816) foram rastreadas em hospitais no mesmo período. As escolas também foram responsáveis por mais contaminações do que ambientes como fábricas e escritórios.

O projeto do vereador também contempla gestantes, pessoas com doenças crônicas e servidores da segurança, sistema penitenciário e outras áreas.

Portanto, para termos um retorno das atividades seguro, que preserve a saúde da comunidade escolar e de toda a população, é preciso que estes diversos grupos sejam incluídos nas prioridades do plano de vacinação.