Membro titular da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, em abril, o vereador Celso Giannazi iniciou ampla fiscalização das condições do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

“O objetivo é verificar todas as denúncias que chegaram ao nosso gabinete”, explicou o vereador durante diligência no dia 4 de abril.

O parlamentar destacou que, em 2016, o Tribunal de Contas do Município (TCM) realizou investigação e detectou diversas irregularidades na época. “Pelo que vi durante a diligência, nada do que o TCM apontou em 2016 foi solucionado. Um descaso brutal que coloca em risco o servidor e os pacientes”, denunciou Giannazi.

Para organizar a luta em defesa do HSPM e abrir canal para receber as denúncias sobre o completo desmonte do HSPM, Giannazi criou página na internet, abaixo-assinado online e ponto de apoio na porta do Hospital para reforçar o diálogo com os servidores e usuários do Hospital.

Conheça a luta em defesa do HSPM aqui! https://emdefesadohspm.celsogiannazi.com.br/

Abandono e sucateamento geral

Após diversas idas ao HSPM, Giannazi encontrou uma situação calamitosa: baratas no setor de nutrição, macas enferrujadas, vazamentos, filas, equipamentos quebrados, locais insalubres e muita precarização causada pelo abandono e descaso da gestão Doria/Covas.

Após intensa denúncia à imprensa do vereador Giannazi, o prefeito Bruno Covas foi obrigado a exonerar, no dia 13 de abril, o superintendente do HSPM. E o Tribunal de Contas do Município (TCM) iniciou, em caráter de urgência, investigação no HSPM.

Além dessas conquistas, a ação do vereador resultou nas reformas do Setor de Caldeiras, do encanamento e na construção de entrada com acessibilidade ao Hospital para as pessoas cm deficiência e de mobilidade reduzida.

O vereador também acionou o Ministério Público e apresentou a criação de uma CPI e de Frente Parlamentar em defesa do Hospital do Servidor, para investigar o orçamento e o abandono do Hospital.