O Conselho Mirim ocupará de modo permanente e sistemático o gabinete do vereador Giannazi na Câmara.
O Conselho Mirim ocupará de modo permanente e sistemático o gabinete do vereador Giannazi na Câmara.

Após o sucesso do lançamento do Conselho Mirim, no final de Maio (21), as crianças começaram a planejar suas atividades e ações dentro e fora da Câmara Municipal. Já no dia 1º de junho realizaram sua primeira reunião oficial, com cerca de 40 crianças presentes, além de pais e professores das mais diversas partes da cidade de São Paulo.

Nessa reunião, as crianças debateram suas reivindicações gerais para as escolas e o município . Com base nisso, formularam possíveis emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município, que envolvem pautas relacionadas à limpeza e saneamento básico da cidade, à defesa do meio ambiente, ao acesso a espaços de lazer como parques e praças, ao direito à moradia dos moradores de rua, ao direito à infância e à educação entre outras demandas.

Primeira reunião do Conselho Mirim da Câmara de SP.

Na terça-feira (4), o Conselho Mirim foi conhecer as instalações da EMEF Gonzaguinha, localizado na Estrada das Lágrimas, em Heliópolis, que participa do Conselho. As crianças foram ouvir os estudantes para criar o Conselho de escola da EMEF, organizar os espaços dos alunos e contribuir para fortalecer a participação da comunidade escolar. Visitas como essa são importantíssimas para estimular a organização coletiva e a gestão democrática nas comunidades escolares do município.

Reunião do Conselho Mirim para criar o conselho de escola na EMEF Gonzaguinha.

O Conselho Mirim também marcou presença em entrevista a Fabíola Cidral, ao vivo na Rádio CBN, na quarta-feira (5). Além de explicar o que é o Conselho, as crianças também apresentaram as suas primeiras propostas para a cidade de São Paulo, como o Projeto de Lei 331 (PL 331/2019), que garante a participação das crianças do 1º ao 4º ano nos Conselhos de Escola. Além disso, especialistas em educação também estavam presentes no programa, e reiteraram a importância de incluir a voz das crianças na formulação de políticas públicas.

Ainda na quarta-feira, o Conselho Mirim foi ao plenário entregar as emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município, propostas na primeira reunião do conselho. Durante a sessão, o presidente da câmara, Eduardo Tuma, recebeu o material feito pelas crianças e saudou o vereador Celso Giannazi pela criação do Conselho Mirim na Câmara Municipal de São Paulo.

Conselho Mirim entrega suas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município.

Estes são só os primeiros passos de uma iniciativa que nasceu no gabinete do vereador Giannazi e pretende reivindicar o seu espaço permanente no legislativo municipal, cumprindo a missão de incluir e integrar a voz das crianças no debate de propostas para melhorar o município. Nesse sentido, continuaremos promovendo esse projeto juntamente com outras iniciativas a favor do direito das crianças a uma educação pública, gratuita e de qualidade que respeite a diversidade e escute as diferentes demandas de cada um dos alunos e alunas.