| , , , ,
Foto de Nicola Barts/Pexels
Foto de Nicola Barts/Pexels

Resultado da crise, número de de brasileiros desempregados há mais de 2 anos avançou de 17,4% em 2015 para 24,8% em 2019, atingindo 3,3 milhões de pessoas.

Em 4 anos o crescimento é de 42,4%, segundo análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do IBGE, divulgada nesta terça-feira (18).

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas. 5,2 milhões de desempregados procuram trabalho há mais de 1 ano, aponta IBGE

Pior para as mulheres e jovens

O estudo alerta que as mulheres são fortemente atingidas. Entre as desocupadas, 28,8% estão nessa condição há pelo menos dois anos, contra 20,3% dos homens desempregados na mesma situação – embora o crescimento tenha sido maior entre o público masculino.

Quando aplicamos o recorte por idade, 27,3% dos desocupados com mais de 40 anos insistem sem sucesso na busca por trabalho há pelo menos dois anos, mas o crescimento do desemprego de longo prazo é maior entre os jovens. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas.