| , , , , ,
Medidas preventivas contra o Aedes aegypti devem ser reforçadas o ano todo, já que o mosquito também se prolifera no frio — Foto: Pixabay/Divulgação
Medidas preventivas contra o Aedes aegypti devem ser reforçadas o ano todo, já que o mosquito também se prolifera no frio — Foto: Pixabay/Divulgação

Gestão Bruno Covas (PSDB) autoriza o uso de inseticidas vencidos no combate ao mosquito da dengue na cidade de São Paulo. As informações e denúncia foram apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde pelo Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo).

O dossiê é composto por fotografias tiradas no dia 17 de junho por servidores e mostram um frasco do inseticida deltametrina, com data de fabricação de maio de 2017. De acordo com a ficha técnica do produto, o prazo de validade é de dois anos –ou seja, o veneno, que continuava em uso, já estava vencido há mais de um mês e meio na data da foto.

O Sindsep informou que as 26 Unidades de Vigilância de Saúde (Uvis) da capital receberam o lote.  De três unidades procuradas para verificar a denúncia, duas confirmaram o uso do produto vencido.

Servidores das Uvis afirmam que o problema com material vencido é anterior à distribuição do deltametrina. “Trabalhamos por meses com o malathion (um outro tipo de inseticida) vencido antes de acabarem os estoques, em fevereiro”, diz um agente.

Vítimas da dengue

Alerta do Ministério da Saúde publicado em março mostra que os casos de dengue explodiram. Somente em São Paulo, o número de casos de dengue aumentou 2.124% nas primeiras 11 semanas de 2019 (até 16 de março), aponta levantamento do Ministério.

Veja as cidades com mais casos

  1. Bauru – 13,6 mil casos
  2. Araraquara – 8.000 casos
  3. Rio Preto – 8.000 casos
  4. Campinas – 5.500 casos
  5. Andradina – 3.400 casos
  6. Barretos – 3.200 casos
  7. São Joaquim da Barra – 2.700 casos
  8. São Paulo – 3.100 casos
  9. Birigui – 2.500 casos
  10. Fernandópolis – 2.200 casos

De acordo com a pasta, metade de todas as mortes registradas neste ano no Brasil por causa da doença foi em São Paulo: 31 dos 62 óbitos.