| , , ,
samua-celsogiannazi-covas-desmonte
samua-celsogiannazi-covas-desmonte

A cada canetada a gestão Doria/Covas prejudica o funcionamento dos serviços públicos em São Paulo, piora a vida dos servidores e da população e revela seu total despreparo para conduzir a cidade.

Após desmontar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e realocar o seu setor administrativo, a Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas, continua pagando o aluguel do prédio em que o departamento ficava, no Bom Retiro (região central).

Imóvel foi esvaziado há quase 9 meses e mesmo após o desmantelamento do Serviço, o proprietário continua a receber o aluguel.

Gestão sem compromisso com São Paulo

Ao que parece, não bastou Covas fechar as bases, cortar as ambulâncias e os servidores que realizam este importante serviço, o prefeito também gerencia mal os recursos, que hoje escorrem pelo ralo há quase um ano.

Desde de que tomou posse, o vereador Celso Giannazi luta contra o desmonte do SAMU e pela revogação da Portaria 190, publicada em fevereiro deste ano, que impôs brutal reestruturação, com o fechamento de Bases, a redução do número de ambulâncias (de 122 para 61) e o sucateamento dos postos do SAMU.

Além desses ataques, o prefeito Bruno Covas também cortou funcionários e reduziu o tempo de funcionamento das Bases de 24h para 12h.

“Visitamos diversos postos do SAMU e o que encontramos foi desolador. Servidores sem material para esterilização dos equipamentos, sem água potável e sem papel higiênico. Também, flagramos unidades sem espaço para acomodar os equipamentos de trabalho e sem local para descanso. Bruno Covas desrespeita e precariza o trabalho dos servidores, sem falar que com a Portaria 190 coloca em risco a vida da população”, denuncia o vereador.

SAMU pede socorro!

Ato em defesa do SAMU no dia 14 de março, na porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foto: Sindsep.

Contra esses ataques, Giannazi apresentou, na Câmara de Vereadores e São Paulo, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 16/2019, que revoga de maneira imediata a Portaria 190/2019, de Bruno Covas.

Além disso, se somou à luta dos trabalhadores e trabalhadoras do SAMU realizam forte mobilização para denunciar à população o aumento do risco de morte com a “reestruturação” do SAMU.

Em apoio à luta em defesa do SAMU, o vereador Giannazi, que também é membro da Comissão de Saúde, acionou o Ministério Público para denunciar a situação e é autor da CPI do SAMU.

E para combater o desmonte, Giannazi criou canal de denúncia online. com abaixo-assinado e no qual pode-se enviar fotos e vídeos para denunciar o desmonte.