Pessoas sofrem para conseguir realizar o tratamento de radioterapia pelo sucateamento da saúde imposto pela gestão Doria/Covas
Pessoas sofrem para conseguir realizar o tratamento de radioterapia pelo sucateamento da saúde imposto pela gestão Doria/Covas

A TV Globo repercutiu a denúncia (veja mais aqui) do vereador Celso Giannazi sobre a falta de tratamento de câncer nos hospitais municipais de São Paulo.

A reportagem apresentou o caso de Dona Doracy de Oliveira, servidora pública, diagnosticada com câncer de mama em 27 de julho de 2019 e pela indisponibilidade de equipamentos de radioterapia na capital, ela percorre 40 km diariamente – região da Lapa até Guarulhos – para conseguir realizar seu tratamento.

“Dona Doracy realiza uma verdadeira peregrinação. E leva mais de duas horas para ir e mais duas para voltar todos os dias. Um crime para quem já tem o desafio de enfrentar o câncer”, afirma o vereador Celso Giannazi, que apresentou denúncia ao Ministério Público sobre a negligência e descaso da gestão Bruno Covas.

Giannazi também acompanhou Dona Doracy em seu trajeto para o Hospital Geral de Guarulhos.

Ação no Ministério Público

Nesta segunda (9), Giannazi se reuniu com o promotor de Justiça Arthur Pinto Filho, da promotoria de Justiça de Direitos Humanos – área de #Saúde Pública (MP), que tomou ciência das denúncias da falta de tratamento de Radioterapia, a transferência dos servidores para outros municípios, como Guarulhos, e o não cumprimento da Lei 12.732/2012, que fixa em 60 dias o prazo para iniciar o tratamento do câncer.

A partir das ações do mandato, o Ministério Público irá questionar a Prefeitura, o prefeito Bruno Covas e cobrar o cumprimento imediato da Legislação.