| , , , , ,
Foto de Jessica Monte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-de-camisa-vermelha-sentada-em-um-equipamento-de-ginastica-1103242/
Foto de Jessica Monte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-de-camisa-vermelha-sentada-em-um-equipamento-de-ginastica-1103242/

Na surdina, o presidente Jair Bolsonaro decretou o fim o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Contra esse ataque, o vereador Celso Giannazi, membro da Comissão de Saúde da Câmara, entrará com pedido de informação urgente ao prefeito Bruno Covas.

“É mais um crime que Bolsonaro comete contra a população, sobretudo a mais vulnerável. Iremos cobrar o prefeito sobre a questão na Comissão de Saúde. Afinal, Doria e Covas fizeram campanha para eleger esse governo que só ataca nossa população e direitos”, lembrou Giannazi.

E como isso vai impactar na saúde dos paulistanos?

O NASF-AB foi criado, em 2008, com o objetivo de ampliar a oferta e a resolutividade das ações de saúde por meio de equipes com profissionais de diversas áreas (como assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos de diferentes especialidades, entre outros).

De acordo com Nota Técnica do próprio governo, partir de janeiro de 2020, “o Ministério da Saúde não realizará mais o credenciamento de NASF-AB, e as solicitações enviadas até o momento serão arquivadas.”