O vereador Celso Giannazi iniciou a campanha #ReabraJá e fez diligências em diversos hospitais fechados da cidade e exigiu sua reabertura imediata para fortalecer o enfrentamento da Covid-19.
O vereador Celso Giannazi iniciou a campanha #ReabraJá e fez diligências em diversos hospitais fechados da cidade e exigiu sua reabertura imediata para fortalecer o enfrentamento da Covid-19.

A crise causada pelo novo coronavírus está expondo as fragilidades do sistema público de saúde, no qual faltam leitos de UTI e equipamentos essenciais para o tratamento da Covid-19. Frente essa situação, é preciso garantir novos leitos com urgência para que o SUS não entre em colapso, o que pode fazer o número de vítimas fatais ser cada vez maior. Vale lembrar que São Paulo conta com 3.830 leitos de UTI, sendo que destes, apenas 38% são do SUS, número muito abaixo do necessário para combater o coronavírus com dignidade para todos e todas. 

Por isso, o vereador Celso Giannazi iniciou a campanha #ReabraJá e fez diligências em diversos hospitais fechados da cidade e exigiu sua reabertura imediata para que fortaleçam o sistema público de saúde no enfrentamento do novo coronavírus. Além de visitar as unidades, o vereador também apresentou o PL 162/2020, que propõe a reabertura e reforma do Hospital Sorocabana. Confira abaixo a lista de hospitais que Giannazi está lutando pela reabertura.

Hospital Sorocabana: localizado na região da Lapa a unidade poderia abrigar até 400 novos leitos de UTI no combate ao coronavírus.

Hospital Santa Cecília: fechado em dezembro de 2019, pode abrigar 400 leitos de UTI na região central da cidade de São Paulo.

Hospital São Leopoldo: localizado na Zona Sul, a unidade está fechada desde 2011 e poderia abrigar 200 novos leitos de UTI.

Hospital da Cruz Vermelha: com capacidade para até 500 leitos, o hospital que fica na região do Aeroporto de Congonhas está parcialmente fechado.

Hospital Evaldo Foz: fechado há mais de 10 anos o hospital conta com 7 pavimentos que poderiam abrigar pelo menos 300 novos leitos na região do Campo Belo.

Hospital Parelheiros

Hospital Brasilândia

Confira outras ações de Giannazi para defender a saúde pública em meio à pandemia

Requerimento 247/2020: pela liberação de Crédito Suplementar de R$ 300 milhões para a saúde e abertura de novos leitos de UTI.

Requerimento 276/2020: solicita que seja oficiada a Área Técnica da Saúde da População Indígena da cidade de São Paulo – criada pela Secretaria de Saúde – para que essas comunidades tenham o devido auxílio no enfrentamento desta pandemia.

Representações no Ministério Público: Giannazi exigiu a convocação imediata de profissionais da Saúde aprovados em concursos e também acionou o MP pela rebertura e reforma do Hospital Sorocabano e denunciou a falta de EPI’s nos hospitais.

Projeto de Lei 154/2020:  Abono salarial para profissionais da saúde que estão enfrentando o COVID-19.