Emerson da Cruz Inácio é professor da FFLCH do departamento Letras Clássicas e Vernáculas. Kwanzaa vector created by freepik
Emerson da Cruz Inácio é professor da FFLCH do departamento Letras Clássicas e Vernáculas. Kwanzaa vector created by freepik

Com o isolamento social sendo uma medida necessária pela crise causada pelo coronavírus, o projeto #EmCasaTemCultura, iniciativa do vereador Celso Giannazi, é uma forma de mantermos a cultura viva mesmo em tempos de pandemia. Em mais uma edição, o “Em Casa Tem Cultura” traz o professor e doutor Emerson da Cruz Inácio, professor de Estudos Comparados nas Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP, para um bate-papo online sobre a Literatura Africana na Língua Portuguesa! A live é no dia 17 de abril, sexta-feira, às 20h30min. Você não pode perder!

Clique aqui para seguir Giannazi no Facebook e acompanhar o evento!

O evento tem como objetivo enaltecer e discutir a rica literatura produzida em países africanos que também falam o português: Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. Grandes autores desses países, como Pepetela, Mia Couto e Luandino Vieira possuem obras de suma importância, sem a visão ocidental sobre a África e os povos africanos. Países e povos africanos tem sua cultura enraizada na sociedade brasileira e grandes histórias para serem contadas.

Saiba mais sobre a iniciativa “Em Casa Tem Cultura”

Sabemos o quanto a cultura é importante na vida das pessoas, ela tem papel humanizador, a medida em que toca subjetivamente cada um. Cada ser tem uma experiência diferente com um poema, uma música, uma obra de arte e essa vivência pode ser transformadora ao ponto de nos guiar para as escolhas que fazemos na vida. Arte e cultura são necessidades humanas, desde os primórdios da humanidade são encontrados registros de experiências artísticas, demonstrando o quanto é imprescindível para nossa humanização.

Há tantos lugares para compartilhar a arte e a cultura: cinemas, casas de show, teatros, praças, escolas, bibliotecas … Enfim, tantos lugares para as experiências culturais. Todavia, por infortúnio do momento em que o mundo atravessa por conta do coronavírus, por questões de calamidade pública, não podemos sair de casa. No intuito de trazer cultura até a casa das pessoas que foi criado o “Em casa tem cultura”, um projeto para levar cultura brasileira através de transmissões online todas as sextas-feiras , na página do Ver. Celso Giannazi no Facebook.