A Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, referência desde 2015 em tratamentos de hormonioterapia pelo SUS à população trans, está sofrendo um desmonte pela gestão Bruno Covas. O prefeito pretende privatizar o serviço sem nenhuma justificativa ou diálogo com a população LGBTQIA+, usuária dos serviço. Atualmente, o programa atende mais de 900 pessoas transexuais e travestis, conquista de uma luta histórica pela diversidade implementada pela gestão Fernando Haddad.

Além disso, os profissionais da Saúde responsáveis pelo tratamento das pessoas trans foram direcionados para outros locais, sendo que a permanência desses trabalhadores na unidade se estende até o final do ano de 2020. Estas mudanças causam o enfraquecimento do vínculo médico-paciente, prejudicando a saúde mental e física de todos os usuários do SUS, especialmente das pessoas atendidas pelo serviço de hormonização.

O Movimento Popular de Saúde do Centro de São Paulo (MPSC) apresentou uma moção de repúdio contra a terceirização do programa de hormonioterapia na UBS Santa Cecília. Confira:

O vereador Celso Giannazi continuará em luta contra a política privatista de Bruno Covas e pelo acesso das pessoas trans à saúde pública, garantindo que todos, todas e todes possam ter direito a um tratamento humanizado, acolhedor e livre de discriminações.

ATO EM DEFESA DA UBS

Nesta terça-feira (01/12)às 10h, estaremos em frente a Secretaria da Saúde para uma manifestação contra este absurdo DESMONTE da UBS Santa Cecília.