Vereador Celso Giannazi agora faz parte da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.
Vereador Celso Giannazi agora faz parte da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.

O mandato do vereador Celso Giannazi tem um compromisso inegociável com os direitos humanos de todos, por este motivo aceitou o desafio de participar da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.

A Comissão dos Direitos Humanos é responsável por receber, avaliar e investigar denúncias relativas às ameaças ou violações de direitos humanos. Também é responsável por pesquisar e estudar a situação da cidadania e dos direitos humanos no Município de São Paulo. 

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania

Na última quinta-feira (14), a Comissão de Direitos Humanos denunciou a situação deplorável em que se encontram os centros de acolhimento da cidade de São Paulo que são geridos por organizações sociais financiadas com muito dinheiro público. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público, Controladoria Geral do Município, Sociedade Civil e as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para elaboração do relatório, foram visitados os centros de acolhimento: Emergencial Clube Tietê, Autonomia em Foco I, CAE Art Palácio, CTA Lapa, CA Solidariedade Abecal, CAE Ermelino Matarazzo, CA Zaki Narchi I e NPJ Bela Vista. A situação encontrada foi aterradora: pombos nos refeitórios, superlotação, banheiros entupidos, falta de extintores, quartos com alto nível de gás metano, restrição de alimentos e colchões com percevejos e fezes de pombos.

Diante desse cenário caótico, foi marcada uma reunião no dia 28 de abril com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social para a apresentação de um plano de trabalho para a resolução desses problemas. A partir da apresentação desse plano a Comissão definirá quais serão os próximos passos para que essas graves violações aos direitos humanos das pessoas em situação de rua tenham fim.