O vereador Celso Giannazi acionou o GEDUC – Ministério Público para que apure o abandono da Educação de Jovens e Adultos por parte da Prefeitura, com base nos depoimentos recolhidos pelo mandato que servem como testemunho do fechamento progressivo de turmas, assim como a falta de dados disponibilizados.
O ataque à Educação de Jovens e Adultos é histórico no município de São Paulo e foi intensificado com a pandemia.
Com o fechamento de turmas, alunos são concentrados em outras unidades de ensino distantes de suas residências ou locais de trabalho, aumentando a evasão escolar. Outra consequência é a superlotação de salas, que coloca em risco a vida de alunos e profissionais da Educação por aumentar a possibilidade de infecção pela Covid-19, já que quanto mais alunos em uma sala, menores as condições de distanciamento social e cumprimento dos protocolos sanitários.
A educação é um direito de todos. Por isso, a redução de turmas representa um ataque ao acesso à Educação dessas pessoas que não puderam completar os estudos no tempo adequado, e agora, dependem da EJA para se qualificarem para o mercado de trabalho.
Você sabe de alguma turma da EJA que foi encerrada? DENUNCIE!
APOIE nosso abaixo-assinado contra o fechamento de turmas da EJA!