Uma reportagem do G1 revelou que, em junho de 2023, 2.699 pacientes com suspeitas de câncer estavam na fila de espera. Desse total, 125 pessoas aguardavam há mais de um ano para a realização de exames. Em um dos casos, uma senhora estava há 900 dias na fila! Um absurdo!
A Lei 13.896/2019 determina que os exames relacionados ao diagnóstico de câncer sejam realizados no prazo de 30 dias. Ainda tem a Lei 12.732/12, que estipula que o início do tratamento pelo SUS deve ocorrer em, no máximo, 60 dias a partir do diagnóstico da doença. O prefeito Ricardo Nunes não está cumprindo a lei.
Por esse motivo, o vereador Celso Giannazi, o deputado estadual Carlos Giannazi e a professora Luciene Cavalcante (1ª Professora da Rede Pública da cidade de São Paulo a assumir uma cadeira no Congresso) acionaram o Tribunal de Contas do Município e o Ministério Público para que apurem os fatos, identificando se há malversação de recursos públicos. Em nossa representação conjunta, também pedimos que o prefeito Ricardo Nunes resolva essa situação. Isso é urgente! Vidas estão em jogo!