Na manhã desta quarta-feira, o vereador Celso Giannazi promoveu uma Audiência Pública da Comissão de Saúde com coordenadores de movimentos de luta contra a AIDS e representantes da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos para debater sobre a pandemia do HIV e da Covid-19.

O vereador, criador da Frente Parlamentar de Controle das IST/HIV/AIDS e Tuberculose, reforçou a necessidade da formulação de políticas públicas tanto para a prevenção, como para o tratamento da população com HIV, principalmente nas periferias do município.

Para o representante da Secretaria Estadual de Saúde, o recorte de raça e classe é essencial para a construção de políticas públicas efetivas, tendo em vista que a AIDS continua crescendo entre a população negra e periférica. “Não dá para pensar em Saúde sem pensar em outros setores do Estado ou do Município. É preciso trabalhar com a Cidadania, com a Educação e com outras Secretarias.

De acordo com Patrícia Perez, articuladora do Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (MOPAIDS), a mobilização do vereador contra o desmonte da UBS Santa Cecília – pioneira no atendimento de hormonização da população transexual e travesti – também é uma luta de prevenção ao HIV.

Projeto de privatização tucana promove o desmonte de tratamentos hormonais na UBS Santa Cecília