O vereador Celso Giannazi encaminhou uma Representação para o Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC-MP), ao Núcleo de Saúde e à área de Patrimônio Público e Social do Ministério Público, nesta segunda-feira, 5, denunciando as extensas filas e aglomerações nos CEU’s para a realização de testes da covid-19 nos profissionais da Educação.
Na denúncia o vereador solicita medidas urgentes para uma testagem segura dos trabalhadores da Educação, a responsabilização dos responsáveis pela “testagem da morte” e a abertura de um Inquérito Civil para investigar o caso.
O mandato de Giannazi vem recebendo diversas denúncias a respeito do despreparo na realização dos testes de Covid-19 nos professores da Rede Municipal. A testagem está sendo feita nos CEU’s da cidade de São Paulo e foram flagradas situações de longas filas e testes insuficientes.
Afim de impor novamente uma precoce e arriscada volta às aulas presenciais no pior momento da pandemia, a medida do prefeito Bruno Covas de realizar as testagens ocorreu sem planejamento e às pressas. Essa ação irresponsável gerou grandes aglomerações nos CEU’s, submetendo profissionais da Educação ao risco de contaminação pelo coronavírus. Celso Giannazi já havia acionado a Secretaria Municipal de Educação sobre as condições sanitárias da execução do processo de testagem.
O mandato do vereador Giannazi segue CONTRA a reabertura das escolas anunciada para o dia 12 de abril e apoia a greve sanitária pela vida. Não é o momento de reabrir escolas e colocar trabalhadores, alunos e seus familiares em risco de morte.